Lote atual de restituição do IRPF: saiba como pesquisar HOJE (24)
24/11/2023 às 19h23
A devolução do Imposto de Renda (IRPF) é uma quantia destinada aos trabalhadores que pagaram impostos a mais. Através da declaração anual de tributos, os contribuintes podem receber reembolsos consideráveis e utilizar o dinheiro para diversos fins.
Nesse cenário, a liberação dos fundos pela Receita Federal está próxima, e é fundamental estar atento ao calendário.
A restituição do Imposto de Renda IRPF é um reembolso efetuado pela Receita Federal aos contribuintes que pagaram mais impostos do que o necessário.
Esse processo ocorre após a declaração anual, na qual os contribuintes reportam suas receitas e despesas.
Dessa forma, quando o valor excede o montante devido, surge o direito à restituição. Além disso, essa devolução pode ocorrer por diversas razões, dependendo do contribuinte.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Após o prazo de entrega da declaração do IRPF, a Receita Federal processa as informações e, se identificar que o contribuinte tem direito à restituição, estabelece um cronograma para os pagamentos.
Assim, a restituição é liberada em lotes mensais, priorizando idosos, pessoas com deficiência e contribuintes que submeteram a declaração mais cedo.
IRPF com novo lote
Por conseguinte, muitos contribuintes aguardam ansiosamente por esse dinheiro. Afinal, o final do ano se aproxima e a restituição pode ajudar nas despesas de Natal ou em gastos comuns da época.
Portanto, a partir de quinta-feira, dia 23 de novembro, é possível consultar os recursos do IRPF. Conforme comunicado da Receita Federal, mais de 350 mil cidadãos terão direito a essa nova devolução de valores.
Uma vez que a consulta é disponibilizada uma semana antes do pagamento do IRPF, os recursos serão depositados no dia 30, ou seja, na próxima quinta-feira.
Veja critérios para se aposentar sem ter contribuído com o INSS (ig.com.br)
No total, serão mais de 760 milhões de reais liberados, e a Receita já publicou quem terá prioridade na recepção. Confira a lista completa do órgão:
- Contribuintes com idade igual ou superior a 80 anos;
- Indivíduos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e aqueles com doença grave; e
- Profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério.
Além disso, aqueles que escolheram receber a restituição via PIX terão prioridade. Para consultar, basta acessar o seguinte link: Receita Federal — Receita Federal (www.gov.br).
Após entrar no site, clique em ‘Meu Imposto de Renda’, e depois em ‘Consultar Restituição’. Caso seja elegível, o dinheiro será transferido para a conta informada durante a declaração do IRPF.
Por fim, se por algum motivo o dinheiro não for creditado na sua conta, é possível solicitá-lo ao Banco do Brasil em até um ano.
Autor(a):
Vinicius Carvalho
Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.