cpf na nota
LIBERADA! Lista de prêmios para quem colocou o CPF na Nota é anunciada; saiba como receber
28/05/2024 às 20h43
Muitas vezes, quando nos perguntamos se desejamos colocar o “CPF na Nota“, já respondemos logo com “não”, sem nem saber direito do que se trata esse processo. Contudo, essa medida se trata de uma estratégia elaborada pelo governo federal a fim de combater a sonegação fiscal, garantindo o recolhimento correto do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Bônus extra! Cidadãos que usaram CPF na nota fiscal são pegos de surpresa com notícia de saque
Vale ressaltar que, quando fazemos uma compra, o processo de colocar o CPF na Nota, na verdade, ajuda o governo a garantir que o ICMS consiga ser recolhido de modo adequado. A medida, no entanto, não está relacionada a saber quanto você recebe ou gasta, nem a uma determinada fiscalização da Receita Federal.
O intuito é apenas assegurar que os estabelecimentos comerciais emitam a nota fiscal e capturem os impostos adequados. Com isso, o governo pode lugar contra a sonegação fiscal e aumentar sua arrecadação, o que acaba refletindo em mais investimentos e diminuição da concorrência desleal.
Muita gente não tem o conhecimento, mas a emissão da nota fiscal se trata da garantia de que o imposto referente à compra realizada será recolhido. Ao aceitar colocar o CPF na Nota, você faz com que o vendedor gere a nota fiscal, assegurando o recolhimento correto do ICMS. Por isso, colocar o CPF na nota é um jeito de contribuir, como consumidor, para lutar contra a sonegação de impostos e assegurar a transparência durante as transações comerciais.
LEIA TAMBÉM:
● Quer abrir uma Empresa ou Negócio? Saiba qual o Custo para ter o CNPJ regulamentado diante da Lei
● Carteira de Identidade Nacional gratuita já está disponível! Veja como solicitar a sua
● Urgente! Qualidade do Ar RUIM em São Paulo e mais 2 cidades brasileiras são divulgadas
A seguir, te mostraremos quais são alguns dos benefícios promovidos por essa medida estipulada pelo governo:
- Resgate de valores: Após colocar o CPF na Nota, o consumidor acaba acumulando pontos que, depois de um certo tempo, podem ser trocados por recargas de celular, ingressos para shows e até valores em dinheiro, que serão depositados imediatamente em sua conta bancária;
- Participação em sorteios: O consumidor também pode participar de sorteios feitos pela Loteria. Dessa forma, ele pode ganhar prêmios em dinheiro, ingressos para shows, jogos de futebol e entre outros benefícios;
- Descontos no IPVA e IPTU: Com o CPF na Nota, também é possível acumular pontos e receber descontos no IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.