Lista de carros mais FÁCEIS DE ROUBAR pode fazer você repensar na compra: veja

06/07/2023 às 19h34

Por: Vinicius Carvalho
Imagem PreCarregada
Veja quais são os nomes dos carros mais roubados (Foto: Reprodução)

Muitos acreditam equivocadamente que apenas veículos de luxo são alvos preferenciais de criminosos. No entanto, é importante ressaltar que os carros populares também figuram entre os modelos mais roubados. Ocupando posições de destaque no ranking dos veículos mais visados.

O ex-jogador de futebol Donizete Pantera passou por um episódio de terror no último sábado quando roubaram seu veículo Land Rover Velar, avaliado em R$ 500 mil, na Avenida Brasil. Apesar de ser um carro de luxo, o veículo não possuía seguro. No entanto, graças ao trabalho de inteligência da Polícia, recuperaram o veículo no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Esse caso evidencia que, embora os carros de luxo sejam alvos atrativos para os criminosos, os veículos populares ainda lideram a lista dos mais roubados no Brasil.

Segundo informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o número de veículos roubados ou furtados diariamente no Brasil em 2020 foi de quase 360 mil. Representando um aumento de quase 12% em relação ao ano anterior. É importante ressaltar que os modelos populares são os mais visados nesses casos, devido à sua maior presença nas ruas, já que são mais vendidos em comparação aos veículos de luxo. Essa preferência dos criminosos pelos modelos populares reflete a maior oportunidade de acesso e comercialização desses veículos no mercado ilegal.

De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), no Rio de Janeiro, o roubo de carros teve um aumento de 16% em 2020, registrando um total de 14.064 veículos roubados. No período de janeiro a agosto de 2021, o levantamento do Sindseg RJ/ES apontou que os modelos Volkswagen T-Cross, Nivus e Polo foram os mais roubados, seguidos pelo Ford EcoSport.

Carros populares são alvos de criminosos

Carros Populares em pátio estão com descontos incentivados por programa do Governo (Foto: Reprodução/ Internet)

Carros Populares em pátio (Foto: Reprodução/ Internet)

Esses dados evidenciam a prevalência dos modelos populares como alvo dos criminosos. Provavelmente devido à sua maior presença nas ruas e à demanda por peças no mercado ilegal. A situação reforça a importância de medidas de segurança e prevenção por parte dos proprietários de veículos.

LEIA TAMBÉM:

Além dos modelos mencionados anteriormente, como Volkswagen T-Cross, Nivus, Polo e Ford EcoSport, outros carros populares também são alvos frequentes de roubo ou furto. O Peugeot 207, Renault Sandero e Chevrolet Prisma estão entre os modelos visados pelos criminosos. Em São Paulo, até novembro de 2022, foram registrados 66.810 casos de roubo ou furto de veículos. O Volkswagen Gol ocupava o topo da lista como o carro mais visado, seguido pelo Fiat Uno e Chevrolet Onix. Esses dados destacam a importância de medidas de segurança e precaução. Como o uso de dispositivos antifurto e estacionamento em locais seguros, para proteger os veículos populares contra roubos e furtos.

Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.