Alerta para os motoristas: 5 novas leis de trânsito provocam multas e deixam condutores em pânico
30/07/2023 às 13h00
Novas leis de trânsito estão pegando motoristas desprevenidos
5 novas leis de trânsito provocam multas e deixam condutores em pânico, sendo assim um alerta aos motoristas sempre é fundamental.
Afinal, os motoristas exercem muita responsabilidade no trânsito, pois dirigir é mais do que exercer o seu papel de cidadão, é se preocupar com a sua própria segurança e também com a do próximo.
SAIBA MAIS! Mudança radical para os condutores na hora de tirar a CNH: A verdade sobre notícia de fim das autoescolas
Vale lembrar que algumas das leis de trânsito vigentes no país são fundamentais para garantir a segurança nas estradas e evitar problemas legais.
Além disso, o não cumprimento das normas pode resultar em multas, perda de pontos na CNH, apreensão do automóvel e até mesmo a suspensão do direito de dirigir.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
De acordo com informações divulgadas pelo portal Edital Concursos Brasil, 5 novas leis de trânsito causam terror em motoristas, afinal qualquer deslize pode ocasionar sérios problemas.
Primeiramente vamos falar sobre a Lei da Cadeirinha (Lei nº 14.071/2020). Tal lei é obrigatória para crianças menores de 10 anos e com altura inferior a 1,45 metros.
A Lei sem dúvidas age como uma forma de proteger a criança e possibilita maior proteção durante as viagens.
Outra importante regulamentação é a Lei do Farol Baixo (Lei nº 13.290/2016) durante o dia, que determina a obrigatoriedade do uso do farol baixo aceso em rodovias durante o dia.
Essa medida tem como intuito aumentar a visibilidade dos carros, especialmente em condições de tráfego intenso, contribuindo para a segurança nas estradas brasileiras.
QUAIS SÃO AS DEMAIS LEIS DE TRÂNSITO?
Em terceiro lugar temos a nova CNH (Resolução nº 789/2020). De acordo com a Lei, a renovação da carteira de motorista do cidadão pode ocorrer a cada 10 anos para motoristas até 50 anos, a cada 5 anos para motoristas entre 50 e 70 anos, e a cada 3 anos para motoristas acima de 70 anos.
Seguindo com a nossa lista temos a Lei do Uso do Cinto de Segurança (Lei nº 14.071/2020), essa sem dúvidas é uma das mais importantes.
Tal Lei tem como principal função viabilizar a segurança dos ocupantes e diminuir o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito.
E por fim, mas não menos importante, temos a Lei do Uso do Celular (Lei nº 13.281/2016). Para quem não sabe, o não cumprimento dessa Lei é considerada como infração gravíssima e passível de multa e perda de sete pontos na carteira de habilitação.
Como visto, a responsabilidade e o respeito às regras de trânsito são fundamentais para uma condução segura e tranquila em nossas vias públicas e, claro, para impedir complicações com sua permissão para dirigir e possíveis prejuízos.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!