Nova LEI pode se tornar o TERROR dos motoristas: Suspensão da CNH de 1 a 2 anos e multa de R$ 2.934,70

08/08/2024 às 8h10

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Terror dos motoristas: Nova lei suspende CNH e terá multa salgada (Fotos: Reprodução/ Freepik/ Internet/ Montagem)

Os motoristas brasileiros não têm um dia de paz, não é mesmo? Muitas mudanças na conduta do trânsito do país costumam mudar sempre, e para melhor! Mas é difícil os veteranos calejados se adequarem a novas regras. Desta vez, uma nova proposta de lei pode ser um terror na vida dos condutores de veículos.

A PL ainda não é uma certeza absoluta, mas está sendo motivo de muito debate entre os parlamentares. A ideia é reformular as punições de ultrapassagens perigosas. Essa medida é uma novidade mais severa que poderá pegar em cheio no bolso do motorista no futuro, garantindo mais segurança para ele e outros.

Terror dos motoristas: Nova lei suspende CNH e terá multa salgada (Foto: Reprodução/ Internet)

Terror dos motoristas: Nova lei suspende CNH e terá multa salgada (Foto: Reprodução/ Internet)

O Projeto de Lei em tramitação faz a definição de “ultrapassagem perigosa ou direção irresponsável” como qualquer manobra veicular que não esteja enquadrada de acordo com as normas de trânsito, ainda mais as que colocam em risco iminente a segurança viária, a vida ou a integridade física de pessoas, seja de pedestres ou outros motoristas.

Ultrapassagens de condições adversas ou imprudentes, terão aplicação mais severas na lei, com intenção de aumentar os valores das multas (cerca de R$ 2.934,70) e com mudança mais dura nas penalidades associadas a essas infrações (12 meses de suspensão do direito de dirigir e 7 pontos na carteira de motorista).

Registro de ultrapassagem perigosa (Foto: Reprodução/ Freepik)

Registro de ultrapassagem perigosa (Foto: Reprodução/ Freepik)

Nos casos de reincidência, ainda mais no período de 1 ano, a suspensão da CNH será dobrada para 24 meses (2 anos), além da proibição de dirigir em rodovias ou estradas por um período mínimo de dois anos a partir da data da infração. Isso, sem dúvidas, será um terror aos condutores brasileiros. O alívio é que a PL ainda não foi aprovada, por ora.

Em 2023, de acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), o Brasil registrou aproximadamente 2 milhões de infrações relacionadas a ultrapassagens perigosas. Até o último mês de julho de 2024, esse número já bateu o número de 1,1 milhão destas infrações. É aí que notamos a PL é uma situação de emergência para sua aprovação, apesar de desagradar milhares de condutores.

LEIA TAMBÉM:

Má conduta no trânsito deve acabar em breve (Foto: Reprodução/ Carlos Santos/ G1)

Má conduta no trânsito deve acabar em breve (Foto: Reprodução/ Carlos Santos/ G1)

Quais os riscos de uma ultrapassagem mal feita?

As ultrapassagens mal feitas ou perigosas costumam causar acidentes graves ou fatais no trânsito, como as saídas de pista e colisões transversais ou colisão frontal. Todo cuidado é pouco nessa hora. Veja no vídeo abaixo como fazer uma ultrapassagem segura e eficaz:

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.