Martelo batido, e já está valendo: Nova lei provoca mudança drástica em shoppings e atinge pais e mães em cheio
16/09/2023 às 8h00
Nova lei já está em vigor
E a mesma provoca uma mudança drástica em shoppings e atinge pais e mães em cheio. Muita gente não sabe, por isso ainda causa espanto em algumas pessoas.
Afinal, o shopping é conhecido por ser um local de lazer, onde as pessoas frequentam para realizarem compras, lancharem e passearem. Em muitos estados brasileiros esse tipo de centro comercial costuma ser a principal atração da localidade.
SAIBA MAIS! Notícia excelente: Recurso tão aguardado pelos usuários do WhatsApp já está disponível para você utilizar
Acontece que no fim de 2022, uma nova lei foi aprovada e publicada pelo Governo do Rio de Janeiro no diário oficial, destacando a obrigatoriedade de estabelecimentos terem fraldário para ambos os sexos.
Essa medida drástica foi tomada, visto que antes apenas os sanitários femininos acabavam tendo. Isso sempre causou um debate, uma vez que levantavam a questão machista de que só a mulher ficava com a obrigação de cuidar do filho.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
A lei foi aprovada no dia 29 de outubro de 2022 e conforme informações divulgadas no portal G1, a mesma já está valendo desde março de 2023, período em que todos os shoppings foram sinalizados como data máxima para se adaptarem com as novas regras.
A lei de modo geral foi vista como uma iniciativa positiva e agradou mães e pais. Além disso, de modo a fazer com que os shoppings cumprissem a medida, a mesma destacava que o não cumprimento da obrigação, poderia ocasionar em multa, punição essa que ficaria maior em casos de reincidência.
Além dos shoppings, outros estabelecimentos que possuem muito movimento de pessoas e possuem banheiros de uso público, como supermercados, cinemas, parques, teatros, ginásios, estádios, casas de show e espetáculos, também precisam possuir o espaço.
Vale destacar, que nova lei, aprovada no Rio de Janeiro, determina a obrigatoriedade dos shoppings brasileiros possuírem um fraldário dentro dos banheiros, caso os espaços não sejam contemplados com um local do tipo, de livre acesso para homens e mulheres poderem trocar os bebês.
PARA QUE SERVE UMA LEI?
O objetivo das leis é controlar os comportamentos e ações das pessoas de acordo com os princípios daquela sociedade. No âmbito do Direito, a lei nada mais é que uma regra tornada obrigatória pela força do poder legislativo ou de autoridade legítima, que engloba os direitos e deveres numa comunidade.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!