Lei do novo RG atinge os aposentados do INSS hoje (31)

ALERTA

Bloqueio em todos os bancos: Lei do novo RG chega com proibições que atingem os aposentados do INSS hoje (31)

31/08/2024 às 16h00

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
INSS e novo RG (Foto: Reprodução / Canva / Montagem Hora do Benefício)

Todo brasileiro tem direito a um documento para que ele exerça a sua cidadania. Logo na infância tiramos o RG (Registro Geral) e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas)

A título de informação, os brasileiros já estão com a possibilidade de ter nas carteiras o novo RG, que junto com ele traz novas regras. Portanto se você tem uma conta no banco ou pertence ao INSS, precisa se atentar para que não acabe cometendo alguma irregularidade e perca o benefício.

Na era digital, o Brasil dá um grande passo em direção à modernização com a implementação de um documento unificado que promete revolucionar a forma como os cidadãos acessam serviços e realizam transações cotidianas, tomando o lugar do CPF e RG. Desde fevereiro, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) é emitida por todos os Estados do Brasil, adotando o número do CPF (Cadastro Pessoa Física) como padrão de identificação.

Desse modo, o número do Registro Geral (RG) não será mais utilizado. No entanto, o novo documento não precisa ser feito imediatamente. O modelo antigo é válido até 28 de fevereiro de 2032. Até então o documento de identificação tinha a sua emissão em uma unidade da federação, ou seja, cada estado continha o seu.

Porém, já está em vigor o novo RG, que se chama Carteira de Identidade Nacional (CIN), e até o ano de 2032 o modelo antigo deixará de existir conforme citamos acima. Dessa maneira, todos os brasileiros precisam se atentar nas regras em que chegam junto com o novo documento.

Ainda de acordo com informações do portal UOL, os bancos poderão recusar algum serviço solicitado, caso o CIN estiver com uma foto envelhecida e que não seja capaz de identificar a pessoa. Assim, a pessoa precisa emitir a 2° via, para que consiga fazer o que deseja sem mais problemas.

LEIA TAMBÉM:

Isso é uma medida dos bancos para acabar com fraudes e garantir que nenhuma pessoa realize um empréstimo no nome de outra pessoa, por exemplo. Já no INSS também há um problema com a documentação, principalmente aqueles aposentados que precisam realizar a prova de vida.

A validade do documento também será de 10 anos, caso contrário, poderá ter o benefício bloqueado pela falta de identificação. O RG tradicional e antigo terá validade até o dia 28 de fevereiro de 2032, portanto, a partir dessa data o CIN terá obrigatoriedade, por isso todos os cidadãos e especialmente os aposentados do INSS, já deverão ter o novo documento.

CIN pode ser acessado digitalmente pelo Gov.Br (Foto: Reprodução/ Internet)

CIN (Novo RG) (Foto: Reprodução / Gov)

COMO SOLICITAR APOSENTADORIA PELO INSS?

Para solicitar o benefício de aposentadoria pelo INSS, o passo a passo é bem simples. Acesse o aplicativo Meu INSS; Clique no botão “Novo pedido”; Digite o seguinte termo na busca: “aposentadoria por tempo”; Uma lista vai aparecer.

Nela, clique em “nome do serviço/benefício”; Veja o texto que aparece e, a partir desse passo, é só seguir as demais instruções. Com o número do seu CPF, já é possível acessar o portal e fazer consultas. Mesmo assim, caso surjam dúvidas, não deixe de contatar o INSS pelo telefone 135. O tempo de espera é de cerca de cinco minutos.

Aposentados do INSS podem comemorar

Fachada da Previdência Social (Foto: Reprodução / INSS)

 

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.