Evolução do Pix vem aí
O Pix Automático é uma inovação do Banco Central para simplificar transações financeiras, funcionando de maneira similar ao cartão por aproximação. Recentemente, o Banco Central do Brasil postergou o lançamento do Pix Automático, um sistema de pagamento projetado para simplificar cobranças recorrentes, como faturas de serviços públicos e mensalidades escolares.
A estreia do sistema, que estava inicialmente programada para outubro de 2024, foi remarcada para uma nova data. Essa mudança ocorreu devido a uma sequência de incidentes de segurança com vazamentos de dados em transações Pix, necessitando de um período adicional para aprimoramentos e correções no sistema. Confira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Funcionamento do Pix Automático
O Pix Automático possibilitará aos usuários programar pagamentos recorrentes de forma automática. Essa funcionalidade será particularmente útil para quem tem contas mensais a pagar, como de água, eletricidade, escolas, academias, condomínios e parcelas de empréstimos, como informa o Pronatec. No momento, sistemas parecidos são limitados ao débito automático, que requer acordos entre empresas e instituições financeiras.
Pix automático permite compras parceladas para os brasileiros (Imagem Reprodução Internet)
Com o Pix Automático, essa exigência será eliminada, pois os clientes poderão agendar os pagamentos diretamente de seus celulares ou computadores, sem precisar confirmar cada transação com senha. O Banco Central declara que o novo sistema proporcionará maior conveniência aos usuários, apresentando uma opção de pagamento recorrente mais fluida.
LEIA TAMBÉM!
A finalidade é tornar a vida financeira dos consumidores mais simples, garantindo uma gestão mais eficiente das contas mensais. Desenhado para ser um avanço em relação ao débito automático atual, o sistema expandirá suas funcionalidades e facilidade de uso. Seu lançamento oficial está previsto para 16 de julho de 2025.
Continuação do Pix Agendado
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do adiamento do Pix Automático, o Banco Central confirmou que o Pix Agendado Recorrente será lançado em 28 de outubro de 2024. Essa nova função possibilitará o agendamento de pagamentos recorrentes para serviços como aluguel, personal trainers, diaristas e terapeutas, oferecendo mais comodidade e flexibilidade aos usuários.
Pix automático permite compras parceladas (Imagem Reprodução Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto isso, o Banco Central trabalha no desenvolvimento do Pix por Aproximação, que permitirá pagamentos sem precisar abrir o aplicativo do banco, com lançamento previsto para 28 de fevereiro de 2025.
Esse método funcionará de forma semelhante aos pagamentos por aproximação já existentes em cartões de crédito e débito. Os testes iniciarão em novembro de 2024, e o Banco Central anunciará as regras detalhadas antes da estreia oficial.