Justiça rejeita pedido de falência da Starbucks: Empresa demite funcionários e fecha lojas

05/11/2023 às 8h00

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Starbucks quer encerrar as atividades no Brasil (Foto: Reprodução / Internet)

Starbucks fecha lojas e demite funcionários

O clima é de total apreensão com o pedido de falência solicitado pela Starbucks. Apesar da Justiça rejeitar o pedido, a empresa demitiu funcionários e fechou as lojas.

Desde a última terça-feira (31), as lojas foram fechadas e os funcionários demitidos. Isso porque a empresa protocolou na Justiça um pedido de recuperação judicial, ou seja, decretando falência.

SAIBA MAIS! Atenção: Governo emite comunicado sobre o que pode levar o cancelamento definitivo do Bolsa Família

De acordo com informações do portal G1, a unidade localizada na alameda Santos, na região dos Jardins, na capital de São Paulo fechou as portas e foi uma das unidades que mais causou choque no público.

Logo na fachada existe um cartaz com a frase “desculpem-nos pelo transtorno”. A famosa loja que era próximo da avenida Paulista era uma das mais tradicionais da marca e foi inaugurada em 2010.

LEIA TAMBÉM:

Starbucks quer encerrar as atividades no Brasil (Foto: Reprodução / Internet)

Starbucks quer encerrar as atividades no Brasil (Foto: Reprodução / Internet)

A empresa protocolou o pedido de recuperação judicial na terça-feira (31), com dívida na casa dos incríveis R$ 1,8 bilhão. Para que pudesse ter o apoio do judiciário, a Starbucks fez uma lista com os principais pontos que justificavam o pedido, entre elas a alta instabilidade no país e a alta dos juros.

Como não poderia deixar de fora, a Starbucks presa também destacou a forte crise econômica pós-pandemia. Na época do grau mais elevado da Covid-19, a SouthRock despencou as vendas em 95%, desequilibrando as finanças da companhia.

As diversificadas opções de cafés gelados da rede

As diversificadas opções de cafés gelados da rede (Foto: Reprodução / Internet)

JUSTIÇA NEGOU PEDIDO DE FALÊNCIA?

Porém, o juiz Leonardo Fernandes dos Santos, da 1ª Vara de Falências de São Paulo negou na última quarta-feira (01) o pedido feito pela empresa, destacando algumas inconsistências, entre elas o magistrado solicitou uma perícia prévia sobre a documentação apresentada pela empresa.

“Determino a realização de constatação da real situação de funcionamento da empresa, bem como de perícia prévia sobre a documentação apresentada pela requerente, de modo a se constatar sua correspondência com os seus livros fiscais e comerciais”, diz o documento, que ainda pediu que o laudo fosse anexado em até sete dias corridos.

Em nota, a SouthRock Capital se manifestou, justificando que “irá recorrer desta decisão inicial e não definitiva”, apontando que de fato, a empresa não está em plenas condições de seguir operando as suas atividades no Brasil.

Starbucks é uma marca consolidada mundialmente e uma das maiores cafeterias com várias opções de lanches, dando sinônimo de sutileza, reunião de amigos e negócios atrelados a um ambiente com vários clássicos. A empresa atua em mais de 70 países, mas deseja fechar as portas definitivamente no Brasil.

Ambiente e comodidade fazem clientes optarem pela cafeteria famosa

Cafeteria é mundialmente conhecida (Foto: Reprodução / Starbucks / Internet)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.