Atenção: Justiça determina suspensão de cobrança em benefício de idoso do INSS
18/03/2024 às 12h10
O Instituto Nacional do Seguro Social precisou suspender uma cobrança em benefício de segurado após determinação do Juiz
Um idoso foi surpreendido com cobrança em benefício, mas a Justiça determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendesse atitude.
+Conheça 10 vantagens para comer banana todos os dias e melhore sua saúde significativamente
A autarquia do Governo tem como objetivo a concessão de benefícios e auxílios para milhares de brasileiros que cumpram os requisitos estipulados por lei.
Acontece que um caso chamou a atenção recentemente, onde o INSS estava cobrando de um idoso o total de R$83 mil referente ao recebimento indevido de Benefício de Prestação Continuada (BPC) entre 2006 e 2015.
No entanto, o segurado, através de seu advogado ingressou com uma ação anulatória, pedindo para a Justiça suspender a cobrança por parte da autarquia, com base no princípio da boa fé.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
+SAÚDE DO IDOSO: Conheça 1 SUPLEMENTO PODEROSO que melhora a QUALIDADE DE VIDA de pessoas com 60+
No caso referido, o INSS alegava que o segurado não poderia ter recebido o benefício, mas recebeu mesmo assim, logo teria que devolver o valor. Assim, o benefício foi cancelado e depois submetido à um desconto de 30%.
A defesa, no entanto, alegou que, o idoso recebeu a quantia por acreditar que ela realmente lhe cabia, ou seja, não houve má intenção por parte do recebedor.
Nessa ação, o Juiz Antônio Lúcio Túlio de Oliveira Barbosa, da Vara Federal com JEF Adjunto de Teófilo Otoni (MG), entendeu que realmente o idoso agiu de boa fé, logo o INSS não poderia efetuar a cobrança a partir desse ano.
+Atenção: Esse creme caseiro para o rosto promete acabar com as rugas com 1 ingrediente especial
Casos que levam ao bloqueio de benefício
Porém, existem alguns casos que realmente são passíveis de cancelamento ou bloqueio do INSS, veja abaixo alguns exemplos:
- Segurado que recebe auxílio doença que não comparece à perícia;
- Segurado que volta ao trabalho antes do término do auxílio maternidade;
- Preso que recebe auxílio reclusão, quando foge da cadeia;
- Quando o beneficiário não atualiza os dados no Cadúnico, quando assim é exigido;
- Falta de apresentação de documentos necessário para manutenção do benefício.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.