Justiça decide e Santander terá que fazer grande pagamento
21/06/2023 às 23h30
Banco Santander é condenado a indenizar consumidora vítima de fraude em empréstimos consignados
O Banco Santander S/A foi condenado a indenizar uma consumidora vítima de fraude em empréstimos consignados.
A ação, movida por uma consumidora vítima da fraude, resultou numa sentença favorável proferida pelo juiz Leonys Lopes Campos da Silva, atuante na 29ª Vara Cível de Goiânia.
A situação teve início quando a consumidora, uma pensionista, percebeu uma mudança em seu pagamento de débito em conta para boleto bancário.
+ Luiz Araújo é o novo reforço do Flamengo e chega em breve para reforçar o time
Após investigar, descobriu que quatro empréstimos consignados foram registrados em seu nome sem seu conhecimento ou consentimento. Esses contratos fraudulentos alcançaram a cifra de mais de R$ 533 mil, um valor que o banco não pôde justificar ou comprovar a regularidade.
LEIA TAMBÉM:
● Corra ANTES que o governo pegue o dinheiro: R$ 8,55 BILHÕES ainda estão disponíveis para quem quiser pegar
● Efeito Lula? L’Oréal surpreende brasileiros com 10 mil novos empregos; Saiba como participar
● WhatsApp crava fim em mais de 10 celulares populares incluindo queridinho da Samsung HOJE (15/09)
Após a descoberta, a vítima tentou resolver a situação com o banco por meio de uma Ação de Exibição de Documentos. Contudo, o Santander não atendeu a ordem judicial. Mesmo com a instauração de busca e apreensão, o banco informou a inexistência dos contratos físicos, bem como a impossibilidade de acesso digital aos mesmos.
+ Neto faz questão de cravar reforço acertado com o Corinthians e faz alerta: “Já é”
A falha do banco em apresentar provas suficientes que validassem a legitimidade dos contratos levou o juiz a determinar sua irregularidade. Não havia recibos das ordens de pagamento ou outros documentos que pudessem comprovar a existência da dívida da consumidora.
Banco não apresentou provas suficientes
Na decisão, o magistrado apontou que a defesa do Santander foi evasiva e genérica, e não confrontou adequadamente os argumentos da consumidora.
Ele frisou que era de responsabilidade do banco comprovar a regularidade das contratações, o que não foi feito. Ademais, o juiz evidenciou que a situação se estendeu mesmo após a abertura do processo judicial, constituindo uma prática abusiva por parte do banco.
+ Financiamento do carro popular pode chegar a 100% do valor do automóvel, segundo levantamento
Por fim, a decisão determinou que o Santander realize o pagamento em dobro dos valores que foram descontados indevidamente desde o início dos contratos, somado a uma indenização de R$ 5 mil por danos morais à consumidora
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.