Idade máxima do programa de incentivo ao mercado de trabalho é mantida em SP
O programa que é voltado aos jovens que ingressam no mercado de trabalho, tem uma excelente notícia divulgada pelo Governo do Estado de São Paulo, que decidiu adotar, recentemente, uma medida em parceria com o Governo Federal, onde se amplia a idade máxima para participação no Programa Jovem Aprendiz, de 18 para 24 anos.
+Arrancada do ar: O triste fim da emissora de TV que acabou sendo extinta, provocando demissão em massa
O Programa Jovem Aprendiz oferece oportunidades de trabalho com formação, carga horária reduzida, salário e benefícios a jovens a partir dos 14 anos. Com o aumento de 18 para 24 anos, o objetivo é reduzir impactos financeiros ocasionados por desemprego e promover integração aos jovens trabalhadores do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Programa Jovem Aprendiz garante carteira de trabalho assinada e benefícios a primeiro emprego (Foto: Reprodução/ Internet)
O programa foi criado pelo Governo Federal no ano 2000, focando em jovens trabalhadores de 14 a 18 anos. No ano de 2005, o programa estendeu a faixa etária para até 24 anos. Sabendo disto, o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, relançou o Programa Jovem Aprendiz Paulista.
LEIA TAMBÉM!
Este programa do Estado de São Paulo é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que visa manter a idade máxima de 24 anos, e com uma notável diferença do programa federal: a desoneração das empresas em relação aos custos de capacitação dos aprendizes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que o governo estadual vai bancar os custos, incentivando a maior participação das empresas no Programa Jovem Aprendiz Paulista, com intenção de dar prioridade a pequenas e médias empresas do estado.
+“Encerramento”: Agência do Itaú fecha unidade após 10 anos, faz comunicado oficial e prejudica clientes
O Programa Jovem Aprendiz é bem diferente de um estágio, já que é sob regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas0), ou seja, com carteira assinada, recebimento de um salário mínimo (R$ 1.320) e mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Freitas, garante nova lei e mantém idade máxima de programa (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Mônica Andrade/ Gov SP)
A carga horária é de 4 a 6 horas diárias, e com duração de até 24 meses de contrato, onde destaca-se a proximidade do emprego com a residência do jovem trabalhador.
+EX-TÉCNICO DA SELEÇÃO: Tite abre o jogo e REVELA quais são os 5 TIMES que ACEITA comandar no Brasil
Quais oportunidades de trabalho se dá ao Jovem Aprendiz?
O ‘Instituto Ser+’ possui 18 oportunidades de emprego ao Jovem Aprendiz em Santana de Parnaíba (interior de São Paulo), entre serviços de atividades administrativas e de produção. Já a Ypê oferece até 84 vagas a estes jovens trabalhadores em diversas regiões do país, em áreas como varejo, administração, contabilidade e logística, por exemplo.