Considerados os 3 maiores bancos físicos do país, Itaú, Caixa Econômica e Banco do Brasil, fizeram um recente anúncio que impacta seus clientes: o fim de um dos serviços essenciais das intitiuiçoes bancárias.
+Bactéria mortal: Anvisa decreta a retirada de 3 marcas de carne dos mercados devido à contaminação
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fim desse serviço fundamental, oferecido há mais de 40 anos pelos bancos, impacta diretamente os correntistas do Itaú, Caixa Econômica e Banco do Brasil, promovendo uma mudança significativa nos serviços bancários da atualidade.
Fachadas dos principais bancos do país: Banco do Brasil, Caixa e Itaú (Fotos: Reprodução/ Internet/ Montagem)
LEIA TAMBÉM!
Recentemente, se tornou oficial o fim do DOC (Documento de Ordem de Crédito), uma modalidade de transferências em dinheiro entre bancos. Muito disso se deve ao surgimento do PIX, criado em 2020 pelo Banco Central (BC) e que popularizou a transferência de valores em tempo real com isenção de taxas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O PIX se tornou uma alternativa moderna e de muita praticidade aos correntistas de instituições bancárias, fazendo com que o DOC caísse por terra, gerando um impacto em clientes mais antigos que estavam acostumados ou dependiam dessa modalidade em bancos como o Itaú, Caixa Econômica e Banco do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fim do pagamento e transferência via DOC chega a instituições bancárias por ordem do Banco Central (Foto: Reprodução/ Internet)
De acordo com o presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Isaac Sidney, foi dito: “Com o surgimento do PIX e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto a TED quanto o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm dado preferência ao gratuito e instantâneo.”, destacou ele no anúncio do fim do serviço.
Como funcionava o serviço de transferências DOC?
O DOC tinha um prazo de compensação e só estava disponível em alguns dias úteis, bem diferente do PIX que dá permissão instantânea para que o dinheiro seja transferido, independentemente do dia ou do horário.