Quer se tornar o novo ISENTO do pagamento do IPTU anual? Saiba quais são os caminhos para o DESCONTO (01)
01/08/2024 às 8h10
Já pensou em isentar o pagamento anual do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)? Em alguns estados do Brasil isso é possível. Os idosos aposentados podem obter uma isenção de até 50% no valor do imposto. Em outras, os descontos podem chegar a 100% através um programa de sustentabilidade.
Como sabemos, os idosos brasileiros podem ter altos custos na velhice com a saúde e outras despesas essenciais, ainda mais os aposentados que recebem renda fixa, sendo a grande maioria, beneficiada com apenas um salário mínimo, atualmente em R$ 1.412.
Dependendo da cidade ou estado que mora, políticas sobre a isenção do IPTU ou largas fatias de descontos podem ser atribuídas aos aposentados, desde que sejam segurados pelo INSS nessa categoria, bem como os pensionistas, e desde que tenham o enquadramento certo na faixa de renda exigida em cada região.
Ademais, é importante ressaltar que esses pedidos de descontos ou isenção do IPTU pode ser solicitado somente aqueles que tem apenas um imóvel no município em questão e que morem nele. Quem já tem a isenção, não há qualquer necessidade de que seja feito um recadastramento.
Esse processo acima citado é uma obrigatoriedade somente para aqueles aposentados que ainda não se beneficiam da isenção do IPTU na região que moram. Verifique maiores informações sobre o assunto na prefeitura ou subprefeitura da sua região, bem como no Poupatempo, onde lhe será informado os critérios específicos e caminhos a seguir para obter o benefício.
Como consigo descontos do IPTU?
Em alguns estados ou cidades brasileiras, a coleta de lixo reciclável, sendo levada a ecopontos próximos, garante a sustentabilidade e também descontos que acumulam até isenções do IPTU. Verifique na sua cidade se este programa está acontecendo. Essa é uma manobra que concede benefícios em troca de uma melhor sustentabilidade ecológica.
LEIA TAMBÉM:
● IPVA 2025 GRÁTIS é oficial em nova lista de veículos revelada pelo Detran
● Brasileiros podem garantir o saque de R$1.000 ou mais; confira se você está entre os elegíveis
● Crédito consignado: entenda o prazo de liberação após o desbloqueio e como garantir
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.