Internado, Maguila faz tratamento contra doença incurável: “Estou vivo”
19/07/2022 às 10h47
Maguila apareceu em um raro momento nas redes sociais nesta última segunda-feira (18). O ex-lutador de 63 anos, vem lidando com a Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), doença também conhecida como demência pugilística, condição neurodegenerativa evolutiva e incurável, adquirida pelos golpes em sua cabeça sofridos ao longo de sua carreira como lutador.
Maguila surgiu em um vídeo mandando um recado para os fãs. Quem publicou a mensagem foi o perfil oficial do lutador. “Nosso campeão Maguila num bate-papo bem especial. Um abraço para todo povo brasileiro e um abraço para toda equipe”, dizia a legenda do vídeo.
“Maguilão está vivo aqui, está de pé… Sou bem tratado aqui. É só comer, dormir e não fazer nada. Eu vou na piscina, dou umas braçadas, aí volto para o quarto. Aqui, nosso divertimento é a piscina…”, diz Maguila.
No início do ano, Maguila deu uma entrevista para o Globo Esporte: “Quero mandar um abraço para todo o povo brasileiro que me viu lutar. Estou bem e fiquem tranquilos. Só não posso mais lutar, mas estou bem. Essa doença que nem sei falar o nome, mas é difícil. É para o povo ficar tranquilo que estou bem”.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
“O Maguila está bem, ele tem uma doença degenerativa e progressiva, mas temos uma equipe que cuida dele 24 horas. É uma equipe que vem trabalhando para que ele tenha uma qualidade de vida melhor. A cada dia a gente vê o carinho que as pessoas têm pelo Maguila”, declarou Irani Pinheiro, esposa do ex-lutador.
Diagnosticado também com o Mal de Alzheimer, a Encefalopatia estava atribuída a esta doença, porém, desde 2015, o atleta faz tratamento à base de Canabidiol.
“Me sinto recompensado por poder estar ajudando. Existem espécies da Cannabis sativa que são mais ricas em THC e CBD. O uso medicinal de produtos derivados ou extraídos da Cannabis acontece graças à tecnologia para extrair qualquer ativo da planta, que hoje são mais de 68 componentes. O produto que Maguila usa vem dos Estados Unidos. Temos a capacidade de usar vários produtos com misturas diferentes para que o médico tenha a melhor composição para o tratamento ideal. O Maguila Também usa outros medicamentos”, explica Renato Anghinah, médico do ex-lutador.
Autor(a):
Fernanda Cataldi
Jornalista e Radialista. Trabalho com comunicação há 15 anos, levando informação e entretenimento com seriedade ao público.