INSS sofre falha e mais de 148 mil brasileiros devem receber valor extra; saiba quem tem direito

23/06/2023 às 21h00

Por: Hudson William
Notícia importante sobre o INSS é anunciada (Foto: Reprodução/Internet)
Notícia importante sobre o INSS é anunciada (Foto: Reprodução/Internet)

Falha do INSS entre 2002 e 2009 resulta em pagamento extra para mais de 148 mil pessoas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido por administrar diversos benefícios sociais do governo federal, como aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-acidente e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

No entanto, o INSS tem enfrentado críticas por conta das longas filas para acesso aos seus serviços, gerando tensões dentro da instituição. Em resposta a essas questões, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, tem implementado algumas mudanças para agilizar a aprovação de beneficiários nos programas do INSS.

+ Alerta! Governo divulga critérios de concessão de benefício destinado para mulheres

No entanto, o INSS está agora diante de um novo desafio. Uma falha que ocorreu entre 2002 e 2009 resultará em um pagamento extra para cerca de 148,5 mil pessoas. Muitas dessas pessoas não receberam a assistência financeira que tinham direito devido a incapacidades.

Medidas são implementadas para revisão

Durante o processo conhecido como “Revisão dos Auxílios”, foi decidido que o INSS teria que pagar os beneficiários que não receberam o valor correto. Portanto, se você foi afetado por este problema, fique atento pois os pagamentos podem ser realizados nos próximos dias.

LEIA TAMBÉM:

+ Auxílio de mil reais para estas famílias brasileiras é confirmado

O INSS orienta que: “Para os benefícios em que a revisão não foi possível ser processada via sistema, estão sendo criadas tarefas de revisão para serem analisadas pelos servidores do INSS. Para os benefícios que tiveram a revisão processada, mas os valores não foram gerados, o segurado poderá solicitar o pagamento através do Meu INSS, em ‘Solicitação de crédito não recebido’.”

+ Moradores desta região do país poderão receber auxílio de R$ 1.320; saiba se tem direito

Então, é recomendável que você verifique a situação do seu benefício através do portal Meu INSS, e se necessário, solicite o pagamento do crédito não recebido.

Autor(a):

Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.