Notícia ruim sobre benefícios do INSS
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, anunciou que vai revisar muitos benefícios do INSS. Isso é chamado de “pente-fino” e pode mudar a vida financeira de muitas pessoas.
Por que essa revisão no INSS?
Segundo o ministro, essa fiscalização não acontecia desde 2019 e vai começar de novo em agosto. O motivo principal é que muitos benefícios podem estar sendo pagos sem seguir as regras certas. Então, é preciso revisar tudo para corrigir possíveis erros e garantir que os pagamentos estejam de acordo com a lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A revisão vai focar nos benefícios da previdência temporários, como aqueles por incapacidade temporária. Isso porque muitos que recebem esses benefícios podem já estar em condições de voltar ao trabalho, e uma nova perícia médica vai verificar isso. Se você está recebendo esse tipo de benefício da previdência há mais de dois anos, vai precisar fazer um novo exame.
Como vai ser a revisão
O ministro disse que nem todos os benefícios vão passar por essa revisão. Cerca de 800 mil pessoas, especialmente aquelas que recebem por incapacidade temporária, serão afetadas. Outros benefícios podem ser revisados depois, em outra fase.
Para evitar filas longas e problemas no sistema do INSS, a revisão será feita aos poucos. Os beneficiários serão chamados conforme o sistema permitir, e não todos de uma vez. Essa organização busca evitar congestionamentos no INSS, que já tem problemas de eficiência e rapidez.
LEIA TAMBÉM!
Carlos Lupi é ministro do Governo Lula (Foto: Reprodução / Gov)
Por que a revisão é importante
Essa revisão não é só para corrigir erros. Ela também busca reduzir os custos do governo, ajustando o orçamento em um momento de poucos recursos. Assim, o governo quer garantir que os auxílios cheguem a quem realmente precisa e otimizar os gastos públicos da Previdência Social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, pelo site Meu INSS, você pode consultar o número e detalhes do seu benefício, acompanhar o andamento de processos de concessão de aposentadorias e outros benefícios. Basta acessar a opção “Consultar Pedidos” depois de fazer login.
Situações que você pode encontrar ao consultar seus benefícios
Pente-fino no INSS: Saiba como isso pode interromper seus benefícios nos próximos meses (Foto: Reprodução/Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando você consulta seus auxílios, pode encontrar diferentes situações:
- – Requerido: Você pediu o benefício, mas ele ainda está sendo analisado.
- – Deferido: Ele foi aprovado e está sendo processado.
- – Indeferido: Ele foi negado.
- – Cessado: O benefício foi encerrado.
É importante prestar atenção a essas situações para entender o status do seu processo e tomar as medidas necessárias, se for preciso.