A Previdência Social opera através do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que é uma rede que protege mais de 70 milhões de trabalhadores e paga benefícios mensais a mais de 36 milhões de brasileiros na atualidade.
+MELHOR NOTÍCIA DO DIA: Bolsa Família emite comunicado e esses beneficiários vão comemorar
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O INSS, muitas vezes, é um sistema falho como muitos que existem, mas buscam aprimorar seus servciços cada vez mais e agir de acordo com a lei devidamente, portanto, alguns erros de pagamentos acabam acontecendo e estão sendo ressarcidos devidamente.
Fachada da Previdência Social (Foto: Reprodução/ Internet)
LEIA TAMBÉM!
Os pagamentos atrasados do INSS, ou considerados retroativos, são valores que estão sendo liberados a muitos aposentados e pensionistas neste ano, seja por averiguação administrativa de cálculos ou por vitórias na Justiça para que sejam pagos devidamente.
+INSS LIBERA BENEFÍCIO: Trabalhadores sem carteira assinada também estão liberados para se aposentar
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que, caso haja dúvidas quando às suas pensões e aposentadorias, ainda mais em relação a erro de valores, cálculos, etc, a recomendação é que busque sempre um advogado ou contador especializado no Direito Previdenciário, para que você tenha maiores informações.
O INSS criou o app Meu INSS que ajuda os segurados a averiguarem todos seus benefícios, bem como ter mais precisão sobre as pendências com o órgão sem nem precisar sair de casa, afinal de contas, são cerca de 90 serviços disponíveis digitalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
App Meu INSS tem função que facilita no pedido de aposentadoria (Foto: Reprodução/ Internet)
Mas atenção, se o INSS errou seus cálculos e lhe paga um benefício menor do que você deveria receber, ou caso um benefício seja negado pela instituição, você pode recorrer à Justiça e ter os valores, lá na frente, por meio da decisão definitiva judicial, tanto devolvidos e pagos com juros e correção monetária.
Recentemente, o CJF (Conselho da Justiça Federal), divulgou que foi autorizada a liberação de um valor exorbitante, que beira a cifra dos R$ 2,3 bilhões de reais para que os pagamentos dos atrasados (retroativos) do INSS sejam pagos a milhares de aposentados e pensionistas do Brasil.
Este montante absurdo é para pagar as pessoas que tiveram vitórias judiciais à concessão e revisão de diversos benefícios junto ao INSS, desde pensões, aposentadorias e auxílios-doença, por exemplo.
INSS beneficia aposentados, pensionistas e ainda dá auxílios aos segurados (Foto: Reprodução/Internet)
Onde consulto meus atrasados e retroativos do INSS?
Para saber os valores dos atrasados e retroativos que você tem direito no INSS, caso tenha ação movida na Justiça, você deve acessar pela Internet o site do TRF (Tribunal Regional Federal) da sua região e realizar a consulta online. Recomendamos que você procure seu advogado para uma melhor orientação e consulta sobre o andar da carruagem no seu processo.