INSS: Nova Lei visa aposentadoria aos 45 anos a trabalhadores

NOVA LEI do INSS visa aposentadoria aos 45 ANOS e trabalhadores já festejam VITÓRIA no Dia do Trabalho (01/05)

01/05/2024 às 7h30

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Aposentar aos 45 anos? Nova lei prevê isso no INSS em breve; Confira (Fotos: Reprodução/ Internet/ Freepik/ Montagem)

De acordo com uma nova lei em pauta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e que vem sendo estudada, há grandes chances de acontecer o pedido de aposentadoria especial aos 45 anos de idade. A boa notícia chega nesta quarta-feira, 1º de maio, em pleno feriado do Dia do Trabalho.

+Agora é oficial: Grande VITÓRIA do INSS chega a aposentados com 2 presentões garantidos nesta quarta (01)

Como de costume, as aposentadorias costumam ser permitidas somente após os 60 anos (em alguns casos, aos 55 anos) e diante de um período de contribuição, variando a idade e tempo de pagamentos ao INSS entre homens e mulheres. Com o projeto de lei em andamento, uma redução de até 15 anos para se aposentador pode acontecer.

+ADEUS OFICIAL (30): Itaú, Caixa e Banco do Brasil anunciam FIM de 1 SERVIÇO tradicional e IMPACTA clientes

INSS - Instituto Nacional do Seguro Social (Foto: Reprodução/ Internet)

INSS – Instituto Nacional do Seguro Social (Foto: Reprodução/ Internet)

A notícia de que a aposentadoria especial poderá ser solicitada a partir dos 45 anos, choca muitos brasileiros e dá um fundo de esperança para muitos outros que precisam desse benefício diante das condições de trabalho que se sujeitam.

LEIA TAMBÉM:

Segundo algumas informações divulgadas oficialmente pelo INSS, há um Projeto de Lei (PL) que está tramitando na Câmara dos Deputados. A proposta seria a redução da idade mínima para o pedido de aposentadoria especial.

+Bomba do INSS: A notícia crucial confirmada pelo Jornal Nacional e alerta geral aos beneficiários

Esta PL é do deputado Alberto Fraga, que lança o projeto a ser discutido para aposentadorias aos 40 anos, 45 anos e 48 anos, desde que dependa do fator de risco e exposição do trabalhador a agentes nocivos no seu ambiente de trabalho.

Trabalhadores expostos a agentes nocivos poderão pedir aposentadoria mais cedo (Foto: Reprodução/ Freepik)

Trabalhadores expostos a agentes nocivos poderão pedir aposentadoria mais cedo (Foto: Reprodução/ Freepik)

Dentre os trabalhadores que poderão se aposentar mais cedo, são aqueles que sofrem quaisquer exposição a agentes nocivos definidos em regulamentação do Executivo, os que trabalham em mineração subterrânea, os trabalhadores expostos ao asbesto ou amianto, ou que trabalham na área de metalurgia e são expostos a agentes nocivos.

+Oficial: Nova lei histórica da poupança é colocada em vigor por Lula e benefício chega na Caixa hoje (30)

Outros trabalhadores que têm a possibilidade da aposentadoria especial, são aqueles também expostos ao sistema elétrico de potência em que a energia venha de fontes como geradores e linhas de transmissão, tal qual os trabalhadores de vigilância, mesmo sem exigência de uso constante de arma de fogo.

Vale destacar que o novo projeto de lei do INSS também daria uma garantia de 100% do valor mensal recebido durante o período de trabalho, ou seja, os trabalhadores destas áreas não teriam prejuízos financeiros ao se aposentarem mais cedo que o comum.

Trabalhadores em mineração: Projeto de Lei prevê aposentar alguns brasileiros aos 45 anos (Foto: Reprodução/ Internet)

Trabalhadores em mineração: Projeto de Lei prevê aposentar alguns brasileiros aos 45 anos (Foto: Reprodução/ Internet)

+R$ 700 MILHÕES: Governo Lula quer DISTRIBUIR PIX aos brasileiros que colocam CPF NA NOTA no fim das compras

O que é a aposentadoria especial do INSS?

A aposentadoria especial do INSS é destinada aos trabalhadores que são expostos a agentes nocivos e que podem causar danos à saúde, por isso eles têm o direito de se aposentarem mais cedo. Caso a nova lei seja aprovada, estes brasileiros poderão ter direito a esta modalidade de aposentadoria aos 40, 45 e 48 anos.

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.