O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está implementando uma nova medida para acelerar o processo de concessão de benefícios por incapacidade de curto prazo. Conforme anunciado pelo órgão, a intenção é substituir a avaliação médica presencial por um certificado médico online, eliminando assim a necessidade de agendamento e deslocamento até uma unidade do INSS.
Vale ressaltar que o INSS é uma entidade governamental federal encarregada de conceder benefícios previdenciários no Brasil. Dentre os benefícios mais reconhecidos estão aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença e licença maternidade. Além disso, o instituto também realiza perícias médicas para determinar a incapacidade temporária ou permanente de um segurado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
INSS atualiza e brasileiros devem estar atentos (Foto Reprodução INSS)
Atualmente, para solicitar um benefício por incapacidade de curta duração, o segurado precisa agendar uma avaliação médica presencial em uma unidade do INSS. Este agendamento pode demorar semanas ou até meses, dependendo da demanda e da disponibilidade de médicos peritos.
LEIA TAMBÉM!
Durante a avaliação, o segurado é examinado por um médico perito, que verifica se a incapacidade é temporária e se impede o desempenho de suas atividades laborais. Com base nesta avaliação, o INSS decide se concede ou não o benefício.
INSS lança notícia maravilhosa
Com a proposta de substituir a avaliação presencial por um certificado médico online, o INSS pretende agilizar o processo de concessão de benefícios por incapacidade de curto prazo. A ideia é que o segurado possa solicitar diretamente pelo site do INSS, anexando um certificado médico que comprove sua incapacidade. Essa decisão afetará todos os segurados de NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, a mudança na forma de análise para benefícios por incapacidade temporária já foi confirmada. Ele anunciou essa decisão em uma entrevista divulgada nesta terça-feira (5) pelo Estadão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
INSS atualiza lista de doenças que dão direito ao recebimento de benefícios (Foto Reprodução Google)
“Estamos avançando na utilização total do Atestmed. Atualmente, alcançamos uma média de uso de 45% e minha meta é chegar a 100%… O prazo inicialmente estabelecido era até 30 de abril, mas vou antecipar”, afirmou Stefanutto.
O Atestmed começou a ser utilizado durante a pandemia e foi reformulado pelo INSS, sendo relançado em julho de 2023.
“Os benefícios liberados através do Atestmed, principalmente relacionados ao auxílio-doença e geralmente não sendo de alta complexidade, ajudam os médicos peritos a focarem nos casos mais complexos. O Atestmed não é um adversário do perito, é um aliado e beneficia todos os brasileiros”, ressaltou Stefanutto, conforme comunicado do órgão.