Governo emite alerta importante para quem busca benefícios no INSS

08/10/2023 às 23h10

Por: Hudson William
Imagem PreCarregada
Notícia importante sobre o INSS é anunciada (Foto: Reprodução/Internet)

Governo lança um alerta importante para quem está prestes a solicitar um benefício no INSS

O Ministério da Previdência Social divulgou na última sexta-feira (06) uma orientação importante para os cidadãos que pretendem solicitar benefícios do INSS. Por meio da plataforma Gov.br, o órgão informou sobre os cuidados que devem ser tomados na hora de enviar os documentos necessários para cada tipo de benefício.

+ Marcelo Fernandes rebate com força as palavras polêmicas de Abel Ferreira: “Foi até pouco” 

Segundo o comunicado, a apresentação dos documentos corretos e legíveis pode agilizar o processo de análise do INSS e evitar atrasos ou indeferimentos. Para isso, o cidadão pode utilizar o site ou o aplicativo Meu INSS, disponíveis para Android e iOS, e conferir a lista de documentos exigidos em cada caso.

+ Renato Portaluppi cria desconforto com Guerra no Grêmio e deixa futuro em dúvida após atitude revoltante

O Ministério da Previdência Social explicou que o INSS tem adotado a automação na avaliação de alguns benefícios, como a aposentadoria por idade urbana, o auxílio-inclusão, o Benefício por Prestação Continuada (BPC) e o salário-maternidade.

LEIA TAMBÉM:

Essa medida visa acelerar o atendimento às demandas dos segurados, mas depende da veracidade e da atualização das informações cadastrais.

INSS faz aviso importante

INSS faz aviso importante (Foto: Reprodução/Internet)

Documentação necessária

A documentação solicitada pelo INSS varia conforme o tipo de benefício e a categoria do segurado. Isso porque pode ser empregado, contribuinte individual, facultativo ou segurado especial. Por isso, é essencial que o cidadão verifique quais são os documentos necessários para o seu caso específico.

+ Mãe de Neymar causa polêmica, ignora namorada e não chama filha dele de ‘neta’

Além disso, o Ministério da Previdência Social ressaltou que os documentos devem estar em bom estado de conservação e legibilidade.
Dessa forma, recomenda-se digitalizar os documentos originais e, se possível, em cores, para facilitar a leitura e a identificação das informações. Para atualizar o cadastro, o segurado deve apresentar alguns documentos de identificação pessoal.

Autor(a):

Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.