A hora é agora: INSS está realizando mutirão para aprovar aposentadorias em todo o Brasil
13/03/2024 às 2h22
INSS pretende diminuir filas de espera com mutirão em todo o país
O INSS continua a todo vapor com as ações para reduzir as filas e aprovar benefícios mais rápidos. A última ação anunciada trata-se de um mutirão de atendimentos que ocorre esta semana em todo o Brasil. Para ser atendido, não é necessário fazer nenhum agendamento.
O mutirão acontecerá durante toda essa semana, O mesmo se iniciou na última segunda (11) e se encerrará na próxima sexta (15). Ao todo é esperado que 37 mil segurados sejam atendidos de 11 a 15 de março.
+ Nunca deixe o vinagre guardado embaixo da pia ou isso irá acontecer com ele
A chefe da Divisão de Reabilitação Profissional do INSS, Lilian Varandas destacou que a ação reforça o compromisso do Instituto em melhorar os serviços e cuidar do bem-estar da população.
A ação deverá reduzir as filas de pessoas em empresa de avaliação socioprofissional. O segurado será encaminhado para o tipo de avaliação quando está afastado pelo Benefício por Incapacidade Temporária, seja por doença ou por acidente de trabalho.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
Dependendo da situação do segurado ele poderá ser encaminhado para treinamento e cursos profissionalizantes voltados a sua adequação de trabalho. Após o atendimento no mutirão, as equipes de cada superintendência prosseguirão com atendimento dos trabalhadores aptos ao retorno das atividades.
Os atendimentos ocorrerão em 6 superintendências localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Florianópolis, Pernambuco e Distrito Federal.
O programa acaba envolvendo uma equipe multiprofissional, ou seja, de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, Sociologia, Pedagogia, Serviço Social, entre outras. No processo o segurado é acompanhado pelos profissionais que vão ser os responsáveis pela avaliação, orientação, informação e acompanhamento dele.
Um segurado acaba sendo encaminhado para a reabilitação de 3 formas: perícia médica; por requerimento espontâneo; pela Justiça Federal. Durante todo o programa o segurado continuará recebendo o Benefício por Incapacidade Temporária.
Depois do fim dos treinamentos ele acabará sendo reinserido no seu trabalho ou redirecionado a uma atividade que melhor realize. Caso a reinserção não seja possível será contemplado com o Benefício por Incapacidade Permanente, a antiga aposentadoria por invalidez.
Vale dizer que o pedido do benefício pode ser feito por meio do Meu INSS.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.