INSS disponibiliza lista de serviços presenciais nas agências; Saiba quais são eles e o que precisa fazer
20/11/2023 às 11h38
O Instituto Nacional do Seguro Social comunicou aos segurados quais os serviços são feitos de forma presencial nas agências
Nos últimos anos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem cada vez mais oferecido aos brasileiros os seus serviços remotamente, com o objetivo de esclarecer as dúvidas da população, a autarquia divulgou a lista dos que são feitos de forma presencial nas agências.
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No entanto, para comparecer à agência para solicitar algum serviço, em sua maioria, só serão atendidos os segurados que estiverem realizado agendamento prévio.
Portanto, se o brasileiro pretende comparecer a alguma agência, antes ele precisa verificar a necessidade ou não de agendar o atendimento e também se realmente será necessário o deslocamento.
Atendimento em agência
A fim de esclarecer as dúvidas dos segurados sobre o que realmente é oferecido nos atendimentos presenciais, o INSS divulgou a lista de serviços com agendamento, quais sejam:
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- Bloqueios/desbloqueios de benefícios para empréstimos consignados;
- Bloqueio/ desbloqueio de mensalidade de entidade associativa ou sindicato;
- Alteração de local ou forma de pagamento;
- Orientação e informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários;
- Protocolo de requerimentos para pessoas sem acesso aos canais remotos;
- Retificação de Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT);
- Devolução de documentos;
- Recurso especial ou incidente (alteração de acórdão);
- Juntada de documentos em requerimento com status “Em Análise”, que tenha atingido limite de 50 MB dos anexos no Meu INSS;
- Retirada de histórico de atendimento de chat ou Central 135;
- Pensões vitalícias da síndrome da talidomida e do seringueiro.
- Pensão especial das vítimas da tragédia da hemodiálise de Caruaru.
Atendimento específico
Também foi fornecida uma lista para os serviços que não é possível realizar atendimento pela internet:
- Reativação de BPC após atualização do CADÚnico;
- Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico;
- Consulta de consignação administrativa aplicada ao benefício;
- Tarefas concluídas com erros nos sistemas, por exemplo, quando é utilizado há equívoco na atribuição do NIT utilizado;
- Solicitar a Contestação de NTEP;
- Recurso Ordinário (Inicial) e Especial ou Incidente (Alteração de Acórdão), que tenha empresa (CNPJ) como solicitante;
Os agendamentos podem ser feitos pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
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Sem agendamento
São aceitos os atendimentos, sem a necessidade de agendamento, nesses seguintes casos:
- Emissão de senha gov.br;
- Acesso aos serviços ofertados pelo Autoatendimento Orientado;
- Atendimento por decisão judicial.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.