INSS disponibiliza lista de serviços presenciais nas agências; Saiba quais são eles e o que precisa fazer

20/11/2023 às 11h38

Por: Fernanda Zanardo
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INSS divulga lista para os segurados de serviços realizados com atendimento presencial (Imagem Reprodução Internet)

O Instituto Nacional do Seguro Social comunicou aos segurados quais os serviços são feitos de forma presencial nas agências

Nos últimos anos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem cada vez mais oferecido aos brasileiros os seus serviços remotamente, com o objetivo de esclarecer as dúvidas da população, a autarquia divulgou a lista dos que são feitos de forma presencial nas agências.

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INSS divulga lista para os segurados de serviços realizados com atendimento presencial (Imagem Reprodução Internet)

INSS divulga lista para os segurados de serviços realizados com atendimento presencial (Imagem Reprodução Internet)

No entanto, para comparecer à agência para solicitar algum serviço, em sua maioria, só serão atendidos os segurados que estiverem realizado agendamento prévio.

Portanto, se o brasileiro pretende comparecer a alguma agência, antes ele precisa verificar a necessidade ou não de agendar o atendimento e também se realmente será necessário o deslocamento.

Atendimento em agência

A fim de esclarecer as dúvidas dos segurados sobre o que realmente é oferecido nos atendimentos presenciais, o INSS divulgou a lista de serviços com agendamento, quais sejam:

LEIA TAMBÉM:

  • Bloqueios/desbloqueios de benefícios para empréstimos consignados;
  • Bloqueio/ desbloqueio de mensalidade de entidade associativa ou sindicato;
  • Alteração de local ou forma de pagamento;
  • Orientação e informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários;
  • Protocolo de requerimentos para pessoas sem acesso aos canais remotos;
  • Retificação de Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT);
  • Devolução de documentos;
  • Recurso especial ou incidente (alteração de acórdão);
  • Juntada de documentos em requerimento com status “Em Análise”, que tenha atingido limite de 50 MB dos anexos no Meu INSS;
  • Retirada de histórico de atendimento de chat ou Central 135;
  • Pensões vitalícias da síndrome da talidomida e do seringueiro.
  • Pensão especial das vítimas da tragédia da hemodiálise de Caruaru.

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Atendimento específico

Também foi fornecida uma lista para os serviços que não é possível realizar atendimento pela internet:

  • Reativação de BPC após atualização do CADÚnico;
  • Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico;
  • Consulta de consignação administrativa aplicada ao benefício;
  • Tarefas concluídas com erros nos sistemas, por exemplo, quando é utilizado há equívoco na atribuição do NIT utilizado;
  • Solicitar a Contestação de NTEP;
  • Recurso Ordinário (Inicial) e Especial ou Incidente (Alteração de Acórdão), que tenha empresa (CNPJ) como solicitante;

Os agendamentos podem ser feitos pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

INSS divulga lista para os segurados de serviços realizados com atendimento presencial (Imagem Reprodução Internet)

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Sem agendamento

São aceitos os atendimentos, sem a necessidade de agendamento, nesses seguintes casos:

  • Emissão de senha gov.br;
  • Acesso aos serviços ofertados pelo Autoatendimento Orientado;
  • Atendimento por decisão judicial.

 

 

Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.

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