INSS derruba limite de 65 anos para aposentadoria! Veja como se aposentar mais cedo

05/07/2024 às 20h45

Por: Hudson William
Imagem PreCarregada
INSS: Fim da regra de aposentadoria aos 65 anos com antecipação (Foto: Reprodução/Internet)

O INSS fez uma mudança revolucionária ao eliminar a obrigatoriedade de aposentadoria apenas aos 65 anos, permitindo agora a antecipação

A aposentadoria não é mais limitada aos 65 anos para muitos brasileiros, graças às modalidades introduzidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Diversas opções permitem que trabalhadores antecipem esse marco, condicionadas ao tempo de contribuição e outros critérios específicos.

Aposentadoria especial e condições de trabalho insalubres

A aposentadoria especial beneficia aqueles em profissões insalubres, protegendo a saúde dos trabalhadores em ambientes de risco. Dependendo do grau de risco e da reforma da Previdência de novembro de 2019, os requisitos variam:

  • Para riscos baixos, são necessários 25 anos de atividade especial e 86 pontos (antes da reforma) ou 60 anos de idade (após a reforma).
  • Em riscos médios, exige-se 20 anos de atividade especial e 76 pontos (antes da reforma) ou 58 anos de idade (após a reforma).
  • Para riscos altos, são precisos 15 anos de atividade especial e 66 pontos (antes da reforma) ou 55 anos de idade (após a reforma).

Invalidez: proteção aos incapacitados

Outra forma de antecipação é a aposentadoria por invalidez, destinada a quem está fisicamente ou mentalmente incapaz de seguir trabalhando. Os requisitos incluem um mínimo de 12 contribuições previdenciárias e a comprovação médica da incapacidade.

Mudança nas regras de aposentadoria: saiba como se aposentar mais cedo (Foto: Reprodução/Internet)

Mudança nas regras de aposentadoria: saiba como se aposentar mais cedo (Foto: Reprodução/Internet)

Aposentadoria por idade progressiva

A aposentadoria por idade progressiva é aplicável a quem já contribuía antes da reforma de 2019. Essa modalidade exige 180 contribuições e segue um escalonamento que aumenta a idade mínima gradualmente até 2027, quando alcança os 65 anos.

Aposentadoria por pontos: somando tempo e idade

A aposentadoria por regra dos pontos, válida para quem contribuía antes da reforma, baseia-se na soma da idade com o tempo de contribuição. A cada ano, o total de pontos necessários aumenta, proporcionando um caminho progressivo para a aposentadoria.

LEIA TAMBÉM:

INSS (Foto: Reprodução/Internet)

INSS atende aposentados (Foto: Reprodução/Internet)

Aposentadoria com pedágio de 100%

Esta modalidade permite que trabalhadores que estavam próximos de se aposentar na data da reforma possam fazê-lo ao adicionar 100% do tempo que faltava para a aposentadoria ao seu tempo de contribuição.

Já os homens precisam de uma idade mínima de 60 anos e 35 anos de contribuição, enquanto mulheres necessitam de 57 anos e 30 anos de contribuição.

Vale ressaltar que o planejamento e entendimento das várias opções disponíveis são essenciais para quem busca se aposentar. Cada tipo tem suas especificidades, e entender estas regras pode facilitar significativamente o processo de transição para a aposentadoria.

Autor(a):

Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.