Segurados em pânico: INSS passa o facão e corta benefício de milhares com a mudança de lei
19/11/2023 às 8h00
INSS passa o facão e corta benefício de milhares
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma instituição fundamental para milhões de brasileiros, passou por mudanças significativas com a implementação da Reforma da Previdência.
As modificações em vigor impactam diretamente os beneficiários que recebem o benefício de pensão por morte, provocando preocupações quanto às reduções nos direitos de saque e cortes nos benefícios.
SAIBA MAIS! Lista de veículos que não precisam de CNH é revelada e condutores estão eufóricos
A pensão por morte é um benefício previdenciário fornecido pelo INSS aos dependentes de um trabalhador falecido. Com a reforma, a regra de cálculo, o tempo de recebimento do benefício e o valor da pensão por morte foram substancialmente alterados.
Antes da reforma, o valor da pensão por morte correspondia a 100% do benefício de aposentadoria do falecido. Porém, a nova fórmula estabelece uma cota familiar inicial de 50%, acrescendo 10% para cada dependente, podendo atingir o limite de 100% de acordo com informações do portal Pronatec.
LEIA TAMBÉM:
● Pente-fino do INSS já passou o facão em 48,45% dos beneficiários; Vem entender a que pé anda a revisão
● Novo pente-fino do governo ameaça benefícios do Bolsa Família e INSS; veja o que fazer
● INSS facilita aposentadoria mais cedo para milhares de trabalhadores; saiba se você pode
Além disso, é de grande importância ressaltar que o benefício no caso de dependentes (filhos) só é recebido até os 21 anos. Ou seja, após essa idade, a porcentagem passa a ser retirada do valor da cota familiar.
- Menos de 21 anos: 3 anos;
- Entre 22 e 27 anos: 6 anos;
- Entre 28 e 30 anos: 10 anos;
- Entre 31 e 41 anos: 15 anos;
- Entre 42 e 44 anos: 20 anos;
- A partir de 45 anos: Vitalício;
Dessa forma, a pensão por morte será vitalícia apenas se o dependente do falecido tiver pelo menos 45 anos de idade no momento do óbito.
CALENDÁRIO DE NOVEMBRO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL?
Aposentados e pensionistas do INSS estão prestes a receber os pagamentos referentes a novembro, e o cronograma já está definido. A distribuição dos benefícios começará no dia 24, seguindo critérios conhecidos pelos beneficiários.
A ordem de pagamento é organizada para priorizar a eficiência, começando pelos que têm direito a um salário mínimo. Em seguida, os beneficiários com valores mais elevados receberão.
- Para quem recebe até um salário mínimo:
NIS final 1: 24 de novembro;
NIS final 2: 27 de novembro;
NIS final 3: 28 de novembro;
NIS final 4: 29 de novembro;
NIS final 5: 30 de novembro;
NIS final 6: 01 de dezembro;
NIS final 7: 04 de dezembro;
NIS final 8: 05 de dezembro;
NIS final 9: 06 de dezembro;
NIS final 0: 07 de dezembro;
- Para quem recebe mais de um salário mínimo:
NIS finais 1 e 6: 01 de dezembro;
NIS finais 2 e 7: 04 de dezembro;
NIS finais 3 e 8: 05 de dezembro;
NIS finais 4 e 9: 06 de dezembro;
NIS finais 5 e 0: 07 de dezembro;
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!