ALERTA GERAL: INSS faz convocação de URGÊNCIA a beneficiários SEM inscrição no CadÚnico em Agosto (13/08)
13/08/2024 às 10h00
Se você é um brasileiro que tem registro no CadÚnico e recebe o BPC pelo INSS, fique sabendo que o órgão está fazendo uma análise minuciosa na concessão desses benefícios e visa fazer cortes caso os beneficiários não atendam as convocações.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu largada na convocação a todos aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). Acontece que muitos deles não estão inscritos ou estão desatualizados no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Quem receber a convocação do INSS, deve imediatamente comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. Lá, será feita a atualização cadastral do CadÚnico ou o referido primeiro cadastro. Atenção: Não será necessário ir até uma agência da Previdência Social.
As notificações já estão acontecendo e todo o processo está em andamento neste mês de agosto. O objetivo desta medida é assegurar que todos beneficiários do BPC estejam de acordo com as regras básicas para recebimento dos benefícios. O pente-fino no INSS visa assegurar que os repasses de renda atinjam quem realmente precisa.
Quem for notificado/convocado pelo INSS, vão ter um prazo estipulado para regularização ou entrada a ser dada no CadÚnico. Quem não cumprir poderá ter seu BPC bloqueado nos pagamentos e isso pode prejudicar seu orçamento doméstico. Não ignore e faça o processo solicitado.
Todas notificações estão sendo encaminhadas através de SMS, notificação push, mensagens no aplicativo ou site do ‘Meu INSS’, por ligações telefônicas, cartas enviadas aos endereços correspondentes com aviso de recebimento, mensagens em extratos bancários. Caso nenhum dos meios atinja o segurado do BPC, em última instância, este será convocado por edital público.
LEIA TAMBÉM:
● É verdade? Beneficiários do CadÚnico ganham chance de EMPREGO?
● Titulares do CadÚnico recebem convocação para saque de R$1 mil em auxílio emergencial hoje (15/09)
● Participantes do Cadúnico convocados para saque de R$1.000,00 em auxílio excepcional; saiba como ganhar
Atualmente, todo cuidado é pouco diante de ligações telefônicas. Verifique se o número oficial é o que está te ligando: (11) 2135-0135. O INSS faz o alerta geral que, qualquer número que não seja este, deve ser considerado suspeito e deve-se desligar a chamada. Caso queira confirmar a veracidade do contato, acione o telefone 135 em seguida e se informe.
Quem tem direito ao BPC?
Todos aqueles que são idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência (PcDs), desde que tenham o CadÚnico ativo e atualizado e recebem até meio salário mínimo por mês. O benefício de prestação continuada é para estas pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.