Mudança surpreendente no INSS! Conheça os detalhes sobre a aposentadoria aos 50 anos
01/07/2024 às 23h45
O INSS surpreende os brasileiros com uma nova decisão permitindo a aposentadoria aos 50 anos. Saiba mais sobre quem pode se beneficiar
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece diversas formas de aposentadoria antecipada. Estas alternativas permitem que os trabalhadores brasileiros se retirem do mercado de trabalho antes da idade convencional. Entre as opções, a aposentadoria aos 50 anos ganha destaque nas discussões atuais.
Variedade nas opções de aposentadoria
Cada modalidade de aposentadoria possui seus critérios específicos. Por exemplo, a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade mínima requer que a idade aumente gradativamente. Para os homens, a idade mínima atual é de 63 anos e meio, e para as mulheres, 58 anos e meio. Além disso, são necessários 30 anos de contribuição para mulheres e 35 para homens.
+ Oportunidade: Caixa Tem disponibiliza R$800 de crédito! Veja como você pode se beneficiar
Em contraste, a aposentadoria por idade exige que os homens tenham pelo menos 65 anos, e as mulheres, 62 anos, com um tempo mínimo de contribuição ajustado também pela demografia atual.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
Regras de Transição: Pedágio 50% e 100%
A reforma da Previdência de 2019 introduziu regras de transição como o pedágio 50%, que não exige uma idade mínima, mas sim um tempo de contribuição adicional. Assim, os homens devem ter ao menos 35 anos de contribuição e as mulheres, 30 anos, mais um adicional de 50% do tempo que faltava em 13/11/2019.
Já o pedágio 100% obriga que os trabalhadores cumpram 100% do tempo que faltava para se aposentar na data da reforma, com a idade mínima sendo 57 anos para mulheres e 60 anos para homens.
Compreendendo a Regra dos Pontos
Outra opção é a regra dos pontos, que soma a idade ao tempo de contribuição do trabalhador. Em 2024, a pontuação necessária é de 91 pontos para mulheres e 101 para homens. Este número aumentará gradualmente até atingir 100 pontos para mulheres em 2033 e 105 para homens em 2028.
Aposentadoria especial para atividades de risco
A aposentadoria especial é reservada para quem trabalha em condições prejudiciais à saúde. Os critérios incluem ter completado entre 15 a 25 anos de contribuição, dependendo da gravidade da exposição, com idades mínimas variando entre 55 e 60 anos.
Como o INSS processa os pagamentos
O pagamento das aposentadorias é efetuado mensalmente pelo INSS, sendo depositado diretamente em contas correntes ou poupanças dos beneficiários. Alternativamente, pode-se receber por cartão magnético em bancos conveniados ou via outras entidades parceiras.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.