Alerta: INSS confirma mudança e bancos possuem prazo de 90 dias para se adequar as novidades impostas
23/06/2023 às 13h41
O Instituto Nacional do Seguro Social anunciou mudança ligada diretamente às instituições financeiras
O INSS juntamente com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) decidiram anunciar uma mudança com relação à contratação de empréstimo consignado.
+Ludmilla comemora condenação de Marcão do Povo após anos de espera por resultado de processo
O INSS além da sua parte social, trabalha com fiscalizador do Governo, portanto ficarão responsáveis por ficar de olho se os bancos atenderão às mudanças no prazo de 90 dias.
A decisão à respeito da mudança foi tomada no primeiro trimestre, mas agora o prazo para adequação das instituições financeiras foi estipulada.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
O motivo dessa alteração é com relação às taxas cobradas pelos bancos nos empréstimos consignados, que acabaram gerando preocupação no Governo Federal.
Conforme informado acima, os bancos terão o prazo de 90 dias para se adequarem e apresentarem suas soluções ao INSS.
Uma das preocupações do Governo Federal é com relação à demora da divulgação das taxas de juros ao Banco Central, com isso especulações desnecessárias são geradas por parte dos clientes.
Para garantir uma maior transparência entre as instituições financeiras e dos contratantes do empréstimo consignado, o INSS busca agilidade na divulgação das informações.
O que é empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma forma de crédito concedida pelos bancos à algumas categorias de brasileiros, tais como funcionários públicos, aposentados e pensionistas.
O contratante tem o valor do empréstimos descontado diretamente da folha de pagamento, com isso, os bancos possuem uma maior garantia, o que permite oferecer menor taxas de juros.
Além disso, com maior segurança de receber o valor emprestado, as instituições financeiras garantem um maior tempo para pagamento dos valores.
Porém, é preciso se atentar antes de fazer uma contratação dessa, pois muitas pessoas comprometem muito a sua renda e não conseguem arcar com o prejuízo.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.