AUMENTE AINDA HOJE (19): Saiba como VALOR do seu benefício do INSS pode ser ALTERADO para melhor
19/09/2023 às 11h12
Para aumentar benefício previdenciário, você precisa estar atento a estas regras
O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) é o órgão responsável por pagar diversos benefícios aos seus contribuíntes, dentre os mais populares, pensões e aposentadorias.
Quem costuma dar entrada para resgatar seus direitos junto ao INSS, costumam perder a noção do tempo em longas filas de espera. Hoje em dia, a situação está ficando cada vez mais controlada com a modernidade de app e canais de atendimento.
Mas para quem quer aumentar o benefício que já recebe do INSS, muitas vezes, não sabe nem por onde começar. A saber, se você não tem facilidade para certas burocracias, recomendados sempre buscar um especialista na Previdência, ou um advogado que mexe com o setor, para verificar as possibilidades.
Hoje em dia, há muitas maneiras de se solicitar uma revisão do benefício para crescer um pouco mais o valor que já é pago mensalmente ao segurado. Mas atenção: para este aumento de valor é preciso comprovar o direito ao aumento, pois na revisão, o valor final pode aumentar ou até mesmo diminuir.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
Você pode, inicialmente, justificar um erro de cálculo, que é indicado nos casos que o segurado do INSS errou o valor do benefício ao fazer os cálculos. Os principais erros podem ser no tempo de contribuição, na base de cálculo ou na aplicação do coeficiente de correção.
Incluir novos períodos de contribuição também é possível, ainda mais quando estes não foram considerados no momento de concessão do benefício, ou seja, quando o trabalhador contribuiu ao INSS informalmente, sem vínculo empregatício. Assim, é possível fazer a revisão também, desde que haja comprovações do período.
Existe também a revisao por tempo especial, para aqueles trabalhadores que se expõe a riscos químicos, físicos ou biológicos, onde se deve relatar a atividade que desempenhava enquanto trabalhava e a qual risco que estava exposto.
Desta maneira, uma aposentadoria especial pode ser concedida ou ter conversão de tempo especial para comum. Também é bom frisar que também existe a reavaliação através de perícia médica, onde se deve apresentar laudos médicos e solicitar esta nova revisão de perícia, para poder, talvez, se aposentar por incapacidade permanente.
Não entende de nada disto? Novamente frisamos: busque um advogado ou especialista para sanar suas dúvidas antes de entrar com o pedido de revisão por conta própria, para que não se prejudique.
+ADEUS AO IPVA? Saiba o MOTIVO destes motoristas se tornarem ISENTOS do pagamento do TRIBUTO
Como solicito a revisão do meu benefício no INSS?
Primeiramente, o INSS garante canais de atendimento para se tirar dúvidas e poder solicitar a revisão, seja pelas agências físicas do órgão, pelo site, aplicativo Meu INSS ou também pelo telefone 135. Caso nada seja resolvido diretamente com a previdência, entre em contato com um advogado e acione judicialmente esta revisão.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.