Regras na mesa para 2024: INSS atualiza lista de doenças que dão direito a aposentadoria imediata
28/01/2024 às 11h00
Lista atualizada traz doenças comuns para aposentadoria imediata
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos.
Ocorre, que passar por um problema de saúde pode causar vários problemas e um deles é a impossibilidade para trabalhar, por isso existe a aposentadoria por incapacidade temporária e /ou definitiva do INSS.
SAIBA MAIS! Atenção: CNH sofre mudanças e alteração na lei pode gerar multa aos motoristas desavisados
No dia 29 de janeiro de 2023, uma nova lei envolvendo as regras do INSS entraram em vigor e continuam em 2024. Na época, a lei garantiu a lista atualiza de doenças comuns que trazem a aposentadoria imediata.
Em resumo, a nova lei garantiu uma lista com 347 doenças relacionadas ao trabalho, que podem garantir o benefício imediato ou não. Uma das principais causas do afastamento do INSS são por conta de problemas de saúde causadas pela atividade profissional.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
De acordo com informações do portal R7, desde 1999, a lista possuía apenas 192 doenças profissionais reconhecidas. Porém, desde o ano passado, a lista do INSS passou a ter 347 doenças, incluindo a Covid-19.
O status de doença relacionada ao trabalho precisa ser reconhecido oficialmente para orientar as decisões do Governo e de diferentes órgãos e empresas sobre a saúde do trabalhador
Desse modo, a nova lista também garante o benefício do INSS relacionadas as doenças como distúrbios musculares, ansiedade, depressão, tentativa de suicídio e alguns tipos de câncer.
QUAIS DOENÇAS ENGLOBAM A LISTA ATUALIZADA?
- Neoplasia maligna (câncer);
- Fibrose cística (Mucoviscidose);
- Contaminação por radiação;
- Doença de Paget em estágios avançados (Osteíte Deformante);
- Hepatopatia grave;
- Esclerose múltipla;
- Cegueira (inclusive monocular);
- Espondiloartrose anquilosante;
- Hanseníase;
- AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida);
- Alienação mental;
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Nefropatia grave;
- Tuberculose ativa;
- Doença de Parkinson;
- Cardiopatia grave;
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!