INSS surpreende e anuncia antecipação do pagamento de benefício para aposentados e pensionistas
17/01/2024 às 10h44
Grupo de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social vai poder realizar saque benefício de forma antecipada; Confira
Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou aos aposentados e pensionistas a antecipação do saque para pagamento de benefícios para um determinado grupo.
Além da antecipação do benefício desse mês, os segurados terão direito de uma parcela extra, que poderá ser ressarcida por quem pegá-la, pois não é obrigatório o saque, em 36 parcelas fixas e sem juros.
O INSS fará o pagamento antes para os aposentados e pensionistas do estado do Rio de Janeiro que sofreram danos causadas pelas fortes chuvas dos últimos dias.
De acordo com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, a liberação dessa antecipação ocorre de forma automática, assim que o Município decretar estado de calamidade.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
No entanto, até o presente momento nenhuma cidade decretou essa situação e, por enquanto, se encontram em estado do de atenção.
Portanto, ainda nã0 configura o estado de calamidade, conforme determinado pelo Decreto 7.257, de 4 de agosto de 2010, que regulamenta o Sistema Nacional de Defesa Civil.
Possibilidade
De acordo com o Presidente do INSS, há um estudo que visa a possibilidade de criação de um orçamento extra que sirva para auxiliar as vítimas de situação climáticas.
Para que isso aconteça, Alessandro Stefanutto informa, durante uma entrevista concedida para a CNN, que a autarquia trabalha em conjunto com a Defesa Civil.
“Teremos que, obviamente, prever isso para o orçamento, para ter um extra. Hoje, perto do que a gente gasta (com essas situações) num cenário geral, são quase R$ 900 milhões, é muito pouco dinheiro. No caixa da Previdência, isso não corresponde a uma porcentagem muito grande”, revelou.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.