ALERTA CONFIRMADO: Importante serviço bancário acabará extinto por causa do PIX
13/05/2023 às 14h58
A partir do dia 29 de fevereiro de 2024, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anuncia o fim do DOC (Documento de Ordem de Crédito) e da e da TEC (Transferência Especial de Crédito). Grande parte dos serviços bancários nacionais estão passando por diversas mudanças.
Todas essas mudanças estará afetando significada mente o sistema de transferência bancárias do Brasil, já que o DOC é o serviço mais antigo e conhecidas pela população brasileira.
Essa decisão foi feita com o foco de modernizar e tornar mais prático o sistema bancário do Brasil, essas mudanças não vão afetar as diversas operações realizadas do TED (Transferência Eletrônica Disponível).
Mas o que pode acontecer com o fim do DOC e da TEC? diversas pessoas e até mesmo empresas vão ter que repaginar e se de adaptar as novas maneiras de transferência. O PIX, que é ferramenta mais usada para transferências bancarias, ou optarem por usar o TED, que é mais rápido e seguro do que o DOC.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Enganaram você a vida toda: Saiba qual é a VERDADEIRA função para o modo avião do celular
As transferências de valores mais alto ocorrem com muita frequência, o DOC tem um limite máximo de R$ 4.999,99 por transação, o que o torna uma opção muito abaixo e não tão chamativa para pessoas que querem realizam transferências de valores mais altos. Por conta desses fatores, é de se imaginar que as pessoas tendem a utilizar mais o TED, uma ferramenta mais rápida e segura com o limite de transação bem mais alto.
Já o TEC é um serviço onde as empresas conseguem realizar os pagamentos de benefícios aos seus funcionários, é esperado que com o fim da TEC, apareçam mais formas para realizar estes pagamento, como o próprio PIX ou até mesmo o TED.
Foi disponibilizado um calendário pela própria Febraban com as datas de desligamentos destes serviços, tanto pessoas físicas quanto jurídicas vão ter até ás 22h do dia 15 de janeiro de 2024 para concluir e realizar suas transações.
Vale lembrar que é os serviços vão estar indisponíveis para serem usados a partir do dia 29 de fevereiro de 2024, é importante para que as pessoas e as empresas que usam esses serviços, se acostumem as opções que existe no mercado atualmente.
Autor(a):
Victor Silva
Olá! Tenho 21 anos e sou completamente apaixonado por jogos, tecnologia em geral e jornalismo. Meu intuito aqui é trazer notícias e matérias com o máximo de informações e qualidade para os leitores!