Descubra

Verdade ou Mito? Fabricantes e especialistas revelam se Imãs de Geladeira danificam ou consomem energia

05/09/2024 às 12h00

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Ímãs de Geladeira aumentam o consumo de energia? Saiba a verdade (Foto: Reprodução/ FreePik/ Montagem)

Existe uma crença popular de que os imãs de geladeira possam puxar energia elétrica e fazer sua geladeira consumir muito. Será que isso é apenas um mito ou uma realidade. Confira o benefício de saber a realidade desses enfeites no seu eletrodoméstico.

A internet é uma benção ou também vista como maldição, afinal de contas, a informação na palma da mão facilita a vida, mas nem sempre elas são uma realidade. A disseminação de ‘fake news’ está em alta no mundo virtual e precisamos saber qual é a real.

Ímas de geladeira na porta do eletrodoméstico (Foto: Reprodução/ FreePik)
Ímas de geladeira na porta do eletrodoméstico (Foto: Reprodução/ FreePik)

Os ímãs de geladeira servem como enfeites, recordações de viagens e locais frequentados por você ou outros, mas também são usados para pendurar bilhetes, lembretes, contas e muito mais. Mas, existe a crença popular de que eles podem danificar a geladeira ou puxar energia, gerando um susto na conta de luz.

A verdade é admitida por fabricantes de geladeiras e por especialistas, que alegam que isso tudo não passa de um mito inventado e que repercute na Internet. A marca Bosch, por sua vez, apenas afirma que o uso excessivo de ímãs pode, em teoria, afetar a vida útil da porta da geladeira.

Isso pode acontecer se o peso dos ímãs for muito elevado, prejudicando as dobradiças da porta da geladeira, mas isso não passa de uma mera teoria e não é garantia de que realmente aconteça, ainda mais se costuma usar imãs comuns que são pequenos.

LEIA TAMBÉM:

A Bosch somente alerta que o uso excessivo de imãs de geladeira apenas podem causar riscos ou arranhões na pintura da porta do eletrodoméstico, mas não há qualquer verdade sobre o consumo de energia se tornar elevado.

Geladeira lotada de ímãs que podem aumentar consumo de energia elétrica (Foto: Reprodução/ FreePik)
Geladeira lotada de ímãs que podem aumentar consumo de energia elétrica (Foto: Reprodução/ FreePik)

Enquanto isso, a marca LG assegura que os ímãs externos não afetam o consumo de energia elétrica da geladeira, nem a durabilidade do aparelho ou a qualidade dos alimentos armazenados dentro do refrigerador.

De acordo com a Organização de Consumidores e Usuários (OCU) da Espanha, é confirmado que, embora as correntes elétricas interajam com campos magnéticos, o campo gerado por ímãs é pequeno demais para alterar o consumo energético da geladeira.

Já a empresa de energia Endesa, afirma que o conceito de que ímãs afetam o consumo de eletricidade não é uma verdade. Eles apontaram que a força magnética dos ímãs comuns é insignificante e não interfere no funcionamento do eletrodoméstico.

Armazene seus alimentos em temperatura ambiente em recipientes herméticos com data de validade (Foto: Reprodução/ Freepik)
Armazene seus alimentos em temperatura ambiente em recipientes herméticos com data de validade (Foto: Reprodução/ Freepik)

O que faço para economizar energia com a minha geladeira?

É fundamental que se evite deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo. O ideal é fazer o ajuste da temperatura do aparelho de forma adequada. Fazer a organização dos alimentos nas gavetas apropriadas ajuda na redução do consumo.

Limpeza e manutenção regular do eletrodoméstico auxiliar na economia. Verifique sempre as vedações das portas, não coloque alimentos quentes para refrigerar e evite o acúmulo de gelo no freezer.

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.