Grupo +60 cresce no país e benefícios para a faixa etária são surpreendentes
O grupo de idosos brasileiros, aqueles que têm 60 anos ou mais, cresceu muito nos últimos anos. Os cidadãos de ontem que ajudaram na construção do nosso país, hoje estão na fase da ‘melhor idade’ mais do que nunca.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foram divulgados na última semana, a proporção de idosos aumentou de 8,7% para 15,6% entre os anos 2000 e 2023. O crescimento de pessoas com mais de 60 anos é tanta que chega a assustar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O envelhecimento da população brasileira chama atenção de especialistas que apontam temas e orientações necessárias e pertinentes na formulação de novas políticas públicas para os próximos anos. Diante do Estatuto do Idoso e da Carteira do Idoso, muitos benefícios são ideias a esse grupo sênior.
Benefícios como isenções, descontos e outras políticas nacionais relacionadas a Transportes, Saúde, Impostos, Cultura, Lazer e Proteção Social são garantidas ao grupo de idosos brasileiros para que estes tenham mais inclusão social e melhor qualidade de vida na fase de aposentadoria.
Dentre tantos programas sociais e políticas governamentais, se destaca o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), destinado aos idosos de baixa renda com mais de 65 anos e também aos PcDs, de qualquer idade, garantindo um salário mínimo mensal pelo CadÚnico e INSS.
Idosos também têm direito ao transporte público gratuito, passagens interestaduais com 50% de desconto, acesso a shows, eventos, estádios de futebol, teatro e cinema com 50% de desconto, além de atendimento prioritário em locais públicos e privados.
LEIA TAMBÉM!
Os idosos brasileiros têm garantia de maior inclusão social e qualidade de vida diante desses benefícios concedidos pela Carteira do Idoso. Acesso a vagas exclusivas em estacionamentos e prioridades em processos judiciais também garantem a eles menos preocupação na velhice.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE