Os idosos podem estar com a saúde debilitada e passando até por uma dificuldade financeira, mas o governo faz de tudo para ajudar o grupo da terceira idade de uma forma muito bacana, dentre elas, as vantagens conquistadas pela idade a quem têm mais de 60 anos, seja gratuidade ou descontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste momento, os idosos com mais de 60 anos e com rendimento de até no máximo R$ 2.800 reais ao mês (igual ou inferior até 2 salários mínimos), estão com direito garantido de andarem de ônibus de graça, mas para isso, precisa-se dar entrada na Carteira do Idoso.
Surpresa para idosos com mais de 60 anos: menos uma conta (Foto: Reprodução)
LEIA TAMBÉM!
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabelece que todas as empresas de ônibus do Brasil devem reservar, no mínimo, dois assentos gratuitos dentro do transporte coletivo e mais dois assentos com desconto de 50% aos idosos que fazem viagens interestaduais, prezando pelas regras de cada localidade.
+Idosos soltando fogos: Pacote reúne 5 benefícios EXCLUSIVOS e anuncia o fim das dívidas em 2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para se ter direito a estas viagens gratuitas ou com desconto, precisa-se ter a Carteira do Idoso, que é emitida em todo território nacional pelo Governo Federal. Mas antes de tudo, não se esqueça, você deve ter o Cadastro Único (CadÚnico) inscrito ou atualizado.
+“Assassinou”: César Tralli paralisa JH às pressas com morte que devasta com apelo de viúva na Globo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para isso, o idoso deve ir até o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de sua região, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos e comprovante de renda mensal. Após isso, leva-se até 90 dias para que a Carteira do Idoso seja aprovada e devidamente emitida.
CadÚnico só podia ter atualização e cadastro incial realizado no CRAS (Foto: Reprodução/ Internet)
Quais são os direitos dos idosos?
Os idosos têm direito a assentos reservados, gratuidade na passagem de ônibus, desconto em passagens interestaduais, vagas para automóveis reservadas em estacionamentos públicos, atendimento preferencial em supermercados, farmácias, bancos e órgãos públicos, medicamentes gratuitos e até acompanhante em hospital.