Todos os idosos brasileiros são muito respeitados por sua contribuição com a sociedade ao longo dos anos de vida. A quem tem 60 anos ou mais, já entram no grupo de idosos e que estão repletos de benefícios para garantir uma melhor qualidade de vida e inclusão social à categoria da ‘melhor idade’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Governo Federal, reconhecendo a importância e o cuidado com os idosos, garante através da Carteira do Idoso, uma série de benefícios vantajosos que aliviam o cotidiano deles, ainda mais quando se trata de economia ao bolso de muitos que vivem de renda fixa (aposentadorias e pensões).
CONFIRMADO: Saiba os bônus que idosos receberão em 2024 Foto: Reprodução
LEIA TAMBÉM!
A Carteira do Idoso deve ser solicitada na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Esse processo é facilitado todinho de forma online, ou seja, basta acessar o site do governo, com acessibilidade ao Gov.br, com documentos em mãos, sejam eles RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os benefícios chegam aos montes e o processo de solicitação da Carteira do Idoso é bem simplificada, rápida e abrange muitas vantagens que, caso você tenha idade igual a 60 ou acima desta faixa etária, vai poder desfrutar em pouco tempo.
Carteira do Idoso: documento do Governo oferece benefícios (Foto: Reprodução/ Canva)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde vagas em estacionamentos, atendimento preferencial, descontos em eventos, shows, cinemas, teatros, isenção de pagamento de passagens no trasporte público, descontos em viagens interestaduais, os idosos ficam garantidos a toda essa acessibilidade e inclusão através da emissão do documento.
+Falência: A companhia área do Brasil que vendeu milhares de passagens, deu o “golpe” e desapareceu do mapa
Ao chegar em locais que se deseja receber descontos, gratuidade ou atendimento preferencial, a Carteira do Idoso deve ser obrigatoriamente apresentada. Em casos de estacionamentos, por exemplo, o documento deve ser colocado no vidro do painel do automóvel.
Carteira do Governo dá benefícios enormes para idosos e faz brasileiros comemorarem (Foto: Reprodução/ FreePik)
Vale destacar que a Carteira do Idoso, junto a inscrição do CadÚnico, dá direitos a benefícios sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC, antigo Loas), por exemplo. Com o documento, mais acessibilidade e facilidade estas pessoas acima dos 60 anos terão diante de programas sociais do governo.
Outra pessoa pode usar minha Carteira do Idoso?
A Carteira do Idoso é pessoal e intransferível, ou seja, nenhuma outra pessoa pode usá-la senão o cidadão que emitiu o documento, caso isso aconteça, penalidades serão acometidas com até a possível perda do direito.