Idosos brasileiros festejando! Este documento essencial garante série de VANTAGENS (06/08); Veja regras!
06/08/2024 às 8h23
Esssa notícia vai deixar os idosos em festa e muitos deles não sabem quais são as vantagens de entrar para o grupo de quem tem mais de 60 anos no Brasil. O Governo Federal disponibiliza, gratuitamente, um documento essencial para que as pessoas da melhor idade possam usufruir de seus direitos na velhice.
O documento fundamental é a Carteira do Idoso, emitido pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS). Todo brasileiro que cravar a idade de 60 anos, obrigatoriamente, deve ter esse documento que vai trazer inclusão social e melhor qualidade de vida, ainda mais pensando no bolso deles.
A Carteira da Pessoa Idosa concede ao grupo de brasileiros +60 o acesso inteiramente gratuito ou até com descontos de 50% em diversos âmbitos. Isso é garantido pelo Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/03, que promove alívio financeiro, inclusão, acessibilidade e muito mais às pessoas que tanto contribuíram para o crescimento do país.
Os idosos brasileiros terão descontos em viagens interestaduais, passagem gratuita nos transportes públicos, vagas de estacionamento exclusivas, atendimento prioritários em serviços ou estabelecimentos públicos e privados, descontos em eventos, cinemas, teatros, shows, estádios e muito mais.
Para se ter direito à Carteira do Idoso, primeiramente o cidadão acima de 60 anos completos ou mais, deverá ter um cadastro ativo e atualizado no CadÚnico, que pode ser feito no CRAS mais próximo de sua casa. Aí ele poderá dar entrada no documento que vem com uma série de benefícios.
LEIA TAMBÉM:
● Carteira do Idoso traz benefícios imperdíveis para quem tem mais de 60 anos; veja como garantir
● Idosos de 60 anos ou mais conseguem alívio financeiro com isenção de dívidas; confira
● Idosos com mais de 61 recebe lista de presentes gratuitos do Estado; confira!
Quem pode solicitar a Carteira do Idoso?
Há alguns critérios a serem seguidos, por exemplo, a pessoa idosa (mais de 60 anos de idade) terá acesso à Carteira do Idoso caso não tenha comprovação de renda ou que receba até, no máximo, dois salários mínimos mensais – atualmente em R$ 2.824. Para emitir o documento, acesse o portal Gov.Br, faça o login, procure pela emissão do documento e preencha com seus dados, pondendo imprimir ou usar no celular, se preferir.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.