O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se trata de uma instituição crucial para diversas pessoas, principalmente as que dependem do benefício para ter uma vida melhor.
Idosos do INSS podem receber novo auxílio no valor de R$2,2 mil Foto: Reprodução
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Um desses relevantes auxílios é o pagamento no valor de R$2,2 mil para os trabalhadores que estão afastados por conta de alguma doença. O benefício é muito importante para garantir a estabilidade financeira dos indivíduos que lidam com questões de saúde e são obrigados a se afastar das atividades laborais.
O auxílio no valor de R$2,2 mil é referente a um benefício pago através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para os proletariados que são forçados a se afastar de suas atividades laborais por conta de problemas de saúde.
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O valor se trata de 91% da média dos últimos 12 salários de contribuição do segurado, sendo um mecanismo significativo de proteção social para as pessoas que lidam com obstáculos temporários.
Nos primeiros 15 dias de afastamento, o empregador é o grande responsável por pagar o salário do funcionário. Depois desse período de início, a responsabilidade pelo pagamento do auxílio é feito para o INSS.
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Vale ressaltar que não existe um limite de tempo requisitado para o recebimento do benefício, caso a necessidade de afastamento seja devidamente comprovada por perícia médica.
Idosos do INSS podem receber novo auxílio no valor de R$2,2 mil Foto: Reprodução
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Quem é elegível ao auxílio de R$2,2 mil?
Para conseguir ter direito ao auxílio, o trabalhador precisa atender determinados critérios, que são:
- Estar segurado pelo INSS;
- Comprovar incapacidade temporária;
- Apresentar atestado médico válido;
- Informar corretamente o diagnóstico;
- Indicar o tempo de afastamento.
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Já para realizar o processo de solicitação do benefício do INSS, é possível fazê-lo de modo completamente online. Você deve acessar o Meu INSS, fazer login na plataforma e utilizando suas informações do Gov.br; a seguir, abra um Novo Requerimento clicando na opção “Novo Requerimento” e selecione a opção “Benefício por Incapacidade Temporária”; depois, preencha todas as informações pedidas, anexe a documentação requerida, escolha a agência de recebimento e conclua o seu pedido.