IMPERDÍVEL!
Idosos do INSS estão vibrando com pagamento além do 13º em 2025
27/05/2025 às 20h05

Idosos do INSS comemoram pagamento extra além do 13º em 2025 que transforma a vida financeira
Idosos que recebem benefícios do INSS começaram 2025 com uma notícia animadora: o governo confirmou um pagamento extra além do tradicional 13º salário.
Essa novidade, tem provocado reações de alívio e comemoração entre aposentados e pensionistas em todo o país.
O Hora do Benefício, a partir do seu time de especialistas em finanças e das informações do Blog da Prev, detalha agora sobre o pagamento dos precatórios federais.
Pagamento em 2025
O Conselho da Justiça Federal (CJF) divulgou o cronograma de pagamento dos precatórios federais para o exercício de 2025.

Contudo, os valores serão encaminhados aos Tribunais Regionais Federais (TRFs) em julho, com previsão de disponibilização nas contas dos beneficiários até a primeira quinzena de agosto.
Leia também:

Revisão do INSS confirmada pela Globo está animando idosos em 2025

Comunicado do Governo revela o que fazer para desbloquear benefício essencial do INSS em 2025

INSS confirma liberação a partir de R$759 a lista de CPFs em 2025; Veja quem tem direito
Porém, a programação contempla os precatórios incluídos no orçamento da União até 2 de abril de 2024, com previsão de liquidação ao longo de 2025.
Datas
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) informou que os valores referentes aos precatórios da proposta de 2025 estarão disponíveis para retirada a partir do dia 8 de agosto.
Documentos Necessários para o Levantamento dos Valores:
- Documento de identidade (RG)
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Comprovante de residência

Em caso de dificuldades no levantamento dos valores, os beneficiários devem entrar em contato com as agências centralizadoras dos bancos responsáveis pelos pagamentos.
O CJF publicou o cronograma de desembolso mensal da Justiça Federal no Diário Oficial da União em 7 de maio de 2025.
Quem tem direito ao pagamento dos precatórios federais?
Têm direito ao pagamento de precatórios federais as pessoas físicas ou jurídicas que venceram ações judiciais definitivas contra a União ou suas autarquias, com valores superiores a 60 salários mínimos.
Isso inclui servidores públicos, aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS que obtiveram decisões favoráveis em processos relacionados a salários, aposentadorias, pensões e outros direitos.
Contudo, após o trânsito em julgado da sentença, o valor é requisitado ao tribunal competente e incluído no orçamento público para pagamento conforme a ordem cronológica estabelecida.

CONCLUSÃO
Por fim, os pagamentos dos precatórios federais de 2025 estão programados para iniciar em agosto, com os valores sendo encaminhados aos TRFs em julho.
Porém, os beneficiários devem estar atentos às datas e providenciar os documentos necessários para o levantamento dos valores.
Veja também matéria especial sobre: Comunicado de Lula confirma pagamento extra do INSS em maio de 202.