Todos os brasileiros, de todas as faixas etárias, têm o direito de saúde, educação e lazer, e todos eles com acessos gratuitos dados pelos governos, seja Federal, Estadual ou Municipal. Pensando nos Idosos, ou seja, cidadãos com 60 anos ou mais, há outras grandes vantagens quando se trata de acessibilidade gratuita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todos idosos brasileiros devem fazer a Carteira do Idoso, onde a emissão é feita pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), dando uma série de serviços e descontos gratuitos, ainda mais pensando naqueles que já estão aposentados pelo INSS e recebem apenas um Salário Mínimo ou o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Idosos têm direito a serviços grátis ou com descontos significativos em alguns casos; confira (Foto: Reprodução/ FreePik)
LEIA TAMBÉM!
Na intenção de auxiliar de maneira financeira o grupo da terceira idade, com entendimento que as coisas se tornam mais complicadas para eles, seja na saúde ou no bolso, uma série de vantagens gratuitas e descontos tendem a acontecer. Caso seja desse grupo, saiba dos seus direitos nesse artigo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Transporte Público de graça: o idoso que precisa usar o ônibus, metrô ou trem, por exemplo, não paga nada na catraca, mas desde que tenha mais de 65 anos e apresente o documento necessário ou carteirinha do idoso. Se informe como funciona em sua cidade.
IPTU de graça: Não acontece isso em todos os municípios do Brasil, mas em alguns deles, os idosos com 60 anos ou mais são isentos do pagamento do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). Consulte a prefeitura de sua cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Transporte público grátis e Isenção do IPTU são benefícios aos idosos (Fotos: Reprodução/ FreePik/ Montagem)
Reajuste do Plano de Saúde: O aumento do plano de saúde dos idosos com 60 anos ou mais, têm agora um limite estabelecido pela Agência Nacional de Saúde (ANS), ou seja, só acontecerá o aumento com base na tabela do plano de saúde, uma maneira mais justa ao grupo.
Meia entrada: Idosos com 60 anos ou mais tem um descontasso na hora de ir ao futebol, teatro, cinema, shows, exposições e muito mais. Na intenção de incentivar as atividades culturais à terceira idade, é estabelecido por lei, através do Governo Federal, o pagamento de meia entrada, ou seja, de apenas 50% do valor do ingresso.
Reajuste justo no plano de saúde e descontos em cinemas e atividades culturais são exclusivas à terceira idade (Fotos: Reprodução/ FreePik/ Montagem)
Qual o valor do salário mínimo dos aposentados?
Em 1º de Janeiro de 2024, o Governo Federal anunciou o reajuste do piso do salário mínimo para R$ 1.412 reais; este valor é o piso mínimo para qualquer aposentado, pensionista e segurado do INSS.