Pessoas com mais de 60 anos passarão a contar com um benefício inédito
O Cartão do Idoso é um documento usado por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para conseguir passagens gratuitas ou com desconto em viagens interestaduais. É válido em todo o território nacional e deve ser aceito por todas as transportadoras, sendo uma grande vitória aos idosos.
Para quem não sabe, quem tem mais de 65 anos que tinha esse benefício garantido. A extensão do transporte público de graça a idosos de 60 a 64 anos promete transformar o cotidiano desse grupo, possibilitando maior acessibilidade e autonomia de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Alerta GERAL: Caixa emite comunicado sobre conta poupança e crava 5 avisos URGENTES
Desse modo, o governo brasileiro ampliou, neste ano de 2024, a gratuidade dos transportes públicos. Este novo direito não só alivia a vida financeiras, mas também incentiva uma maior interação social.
Sendo assim, pessoas de 60 anos para cima poderão receber o benefício. Essa política reconhece e valoriza o papel ativo dos idosos na vida urbana, promovendo a sua inclusão e bem-estar.
LEIA TAMBÉM!
Dessa maneira, basta apresentar a carteira de idoso que acessará o transporte público de maneira gratuita. Isso representa uma grande economia, principalmente para aqueles que o usam diariamente. A pessoa que pega ônibus todo dia, economiza a menos R$ 40 reais por semana.
Transporte público gratuito ou viagens com 50% de descontos são realidade a idosos de 60+ (Foto: Reprodução/ Freepik)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para aproveitar dessa vantagem dos transportes públicos, os idosos deverão obter o Cartão de Idoso. O primeiro passo é acessar o site ‘carteiraidoso.cidadania.gov.br’.
Pode ser pelo próprio idoso ou então por um terceiro. Em seguida, vá em ‘Emitir uma Carteira da Pessoa Idosa e por fim coloque todos os dados solicitados e emita o cartão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da gratuidade no transporte público, os idosos possuem outros diversos direitos, como por exemplo vagas e filas exclusivas. Meia entrada em alguns eventos e até mesmo viagens interestaduais gratuitas.
Caso já tenha extrapolado o limite máximo disponível em viagens interestaduais, os idosos terão direito a um desconto de 50% do valor da passagem.
QUAIS DÍVIDAS OS IDOSOS NÃO PRECISAM PAGAR?
A Lei do Superendividamento estabelece limites para as instituições de crédito quando oferecem propostas aos clientes, como empréstimo consignado.
Pela legislação, a proteção deve ser, sobretudo, para idosos, analfabetos, doentes e pessoas em situação de vulnerabilidade.
A possibilidade de isenção de dívida inclui apenas algumas contas em aberto como: Água, Energia/Luz, Telefone, Gás, Boletos e carnês de consumo, Empréstimos com bancos e financeiras, Crediários e parcelamentos em geral.
Lei do Superendividamento beneficia os idosos (Foto: Reprodução / FreePik)