Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social receberam notícia sobre aposentar mais cedo com esses requisitos
Uma das metas mais comum entre os idosos no Brasil é a possibilidade se aposentar. Recentemente eles se animaram com notícia sobre aposentadoria antecipada no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
+Cartão de Estacionamento para pessoas 60+: Confira DIREITO, vagas RESERVADAS e regras de GRATUIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Idosos comemoram possibilidade de aposentadoria do INSS antecipada (Imagem Reprodução Divulgação)
Isso acontece em condições especiais, quando os segurados cumprem todos os requisitos que a lei estipula, mas existem alguma peculiaridades nessa opção.
Trata-se da aposentadoria por tempo de contribuição proporcional, onde o INSS exige que as pessoas tenham, além de um determinado período trabalhado, idade específica também.
LEIA TAMBÉM!
Essa espécie só é possível para as pessoas que contribuíam para a autarquia antes de vigência da Emenda Constitucional (EC) 20/1998, que estabeleceu a aposentadoria por tempo de contribuição como regra principal.
Requisitos
Para ter direito a esse benefício os idosos precisam ter:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- se homem, 53 anos de idade, 30 anos de contribuição e um pedágio de 40% do tempo que faltava para ele se aposentar quando mudou a lei em 1998.
- se mulher, 48 anos de idade, 25 anos de contribuição e um pedágio de 40% do tempo que faltava para ele se aposentar quando mudou a lei em 1998.
Por conta desses requisitos, não são todos os segurados que conseguem atingir as condições para a chamada aposentadoria por tempo de serviço proporcional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Valores
Como é uma aposentadoria que possui tempo de contribuição reduzido, mesmo exigindo idade, por consequência a renda mensal que ele receberá também será de forma reduzida.
Para realizar o cálculo do benefício, o INSS pega 80% das maiores contribuição de julho de 1994 até a data do protocolo, faz uma média.
Após isso, multiplica o valor da médio por 70% e adiciona 5% para cada ano que ultrapassar o tempo mínimo de contribuição, somado ao pedágio.
Idosos comemoram possibilidade de aposentadoria do INSS antecipada (Imagem Reprodução Agência Brasil)
Por isso, para decidir em qual aposentadoria o segurado do INSS deve optar é preciso estudar cada possibilidade que ele tem.
Hoje em dia, muitos profissionais podem realizar o chamado planejamento previdenciário, que demonstra todas as opções de salário a pessoa tem direito e pode tomar a melhor decisão de acordo com os seus objetivos.