Quando se pensa no grupo de pessoas idosas do Brasil, logo se relaciona ao recebimento da aposentadoria do INSS. Mas essas pessoas acima de 60 anos ou mais, ainda têm mais vantagens do que a tradicional renda fixa mensal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não basta ser apenas um aposentado pelo INSS, visto como um direito por ter trabalhado por anos e contribuído com o órgão, mas também é de total direito dos idosos a acessibilidade e inclusão social no Brasil.
Aposentados e pensionistas recebem benefícios especial do INSS (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
LEIA TAMBÉM!
Com o Estatuto da Pessoa Idosa, uma lei que protege e concede direito aos brasileiros aposentados, ou seja, com 60 anos completou ou mais, é concedido os benefícios de gratuidade, descontos e muito mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além dos aposentados idosos, há também o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é para os ‘velhinhos’ de 65 anos ou mais que estão em situação de vulnerabilidade econômica e ganham bem pouqinho por mês, tendo direito a esse auxilio do governo junto ao INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a Carteira do Idoso (ou Carteira da Pessoa Idosa), os cidadãos brasileiros de 60, 61, 62, 63, 64, 65 anos ou mais, podem desfrutar de uma série de benefícios em programas sociais e de acordo com a lei, desde o transporte público gratuito até o atendimento prioritário em estabelecimentos.
Carteira da Pessoa Idosa (Foto: Reprodução/ Internet)
Após os 60 anos, pode-se emitir a Carteira do Idoso gratuitamente, e pode ser através da Internet mesmo. Mas para isso, deve-se ter a idade mínima exigida e uma renda familiar igual ou abaixo de 2 salários mínimos.
Como dou entrada na Carteira do Idoso?
Basta acessar o site do Governo Federal (gov.br); Selecionar a opção ‘Emitir Carteira’, forneça os dados como RG ou CNH; Comprovante de residência; Certidão de nascimento ou casamento; Número do CPF. Depois é só aguardar a verificação das informações encaminhadas. Com a aprovação, o documento ficará disponível para download no próprio site.