Evite isso
URGENTE: Idosos +65 e PcDs são convocados para RECADASTRAMENTO sob pena de benefício ser INTERROMPIDO
27/08/2024 às 8h55
Convocação a estes grupos de brasileiros para não terem repasses interrompidos
Brasileiros considerados idosos pela lei, com idades acima de 65 anos, bem como as pessoas com deficiência, chamados de PcDs, devem se atentar ao recadastramento de um benefício muito relevante para eles na atualidade.
O Governo Federal, em um pronunciamento oficial, divulgou sobre a importância do processo de recadastramento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é distribuído mensalmente a este grupo de idosos e deficientes de baixa renda.
Como muitos já sabem, o BPC está passando por um atual ‘pente-fino’, ou seja, uma averiguação mais detalhada para reduzir o número de fraudes e irregularidades dos cadastrados, com objetivo de pagar o benefício de prestação continuada a quem realmente mais precisa, garantindo a continuidade de repasses.
De acordo com Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda do Governo Lula, esse atual pente-fino não é necessariamente um corte definitivo, mas sim, uma vistoria mais de perto para fazer a correção de certas inconsistências.
Acontece que muitos brasileiros, sejam idosos ou PcDs que recebem o BPC mensalmente, nem estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais, (CadÚnico), que é um documento primordial para garantir a elegibilidade de benefícios sociais.
LEIA TAMBÉM:
● Perícia do INSS: evite esses erros e aumente suas chances de aprovação
● Alerta: ESTES brasileiros não vão perder o salário mensal de R$ 1.412
● Alerta do INSS para quem recebe BPC: veja o que pode comprometer seu benefício
Portanto, o Governo Federal vem fazendo a convocação de milhares de beneficiários do BPC para regularizarem a situação do CadÚnico junto ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Caso não haja o comparecimento e a devida regularização, muitos benefícios poderão ser bloqueados ou até cancelados.
Então se você está de acordo com a lei, segue todos os requisitos de elegibilidade, ou por erro no CadÚnico ou por não ter o documento, deve atender a convocação para fazer o recadastramento e garantir a continuidade mensal de repasses do benefício de prestação continuada.
Quanto o BPC paga por mês a idosos e PcDs?
O Benefício de Prestação Continuada é um direito a todos idosos acima de 65 anos e deficientes físicos de baixa renda. O programa repassa, em parceria com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a quantia de um salário mínimo (R$ 1.412 em 2024) a todos beneficiários que são elegíveis.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.