IDOSOS de 60, 61, 62, 63 e 64 têm novo DIREITO concedido pelo Governo desde que façam ESSE CADASTRO
23/04/2024 às 7h30
Anteriormente, os idosos brasileiros tinham direito a acesso ao transporte público gratuito a partir dos 65 anos, mas agora tudo mudou, garantindo esse benefícios também a pessoas de 60, 61, 62, 63 e 64 anos através desse direito de ir e vir sem pagar nada.
Os idosos com 65 anos ou mais ainda permanecem com o mesmo benefício de gratuidade em metrôs, trens e ônibus municipais, mas agora, se estende ao grupo de idosos de 60 a 64 anos também. Para isso, é necessário que se faça o cadastro para ter em mãos a Carteira do Idoso.
+Combata ao ESTRESSE diário: Conheça 1 BEBIDA milagrosa que traz EQUILÍBRIO para a SAÚDE
A expansão que o Governo está dando as outras faixas etárias de idosos mais novos do grupo, visa uma melhor qualidade de vida, oportunidade de mobilidade e o acesso a serviços considerados essenciais a essa parcela da população que tanto já contribuiu com o país.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
+Martelo batido: Nova lei obriga os bancos a fazerem isso e atinge em cheio lista de CPFS de idosos
Essa medida beneficia a parcela do grupo de idosos que estão em uma idade considerada mais ativa e necessitam do deslocamento cotidiano. Com a gratuidade, garante-se um alivio financeiro e a possibilidade de poder investir seus ganhos em outras prioridades, dando até mais poder de compra e melhori qualidade de vida.
A inclusão social e mobilidade urbana dada aos idosos, de todas as faixas etárias acima dos 60 anos completos, é algo que se faz necessário, mais do que nunca, e um direito a oportunidade de que eles se mantenham ativos na sociedade, independentes e sem gastar tanto, ainda mais aqueles que vivem de renda fixa (aposentadoria).
+“O Banco Central anunciou”: A reviravolta no PIX confirmada por Tralli que atinge em cheio a Claro e Netflix
Na cidade de São Paulo, por exemplo, o benefício é concedido através do Bilhete Único, facilitando a vida de milhares de idosos paulistas. Cada município tem suas regras, requisitos e métodos, mas, de uma maneira geral, é necessário ter o cadastro da Carteira do Idoso ativa.
Para o acesso a esse documento, deve-se acessar o site oficial do Governo Federal e fazer a solicitação diante de um cadastro rápido e simplificado. Presencialmente, isso pode ser feito pelas pessoas de 60, 61, 62, 63, 64 ou mais, através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa.
+MAIS DE 6 MILHÕES: Nem todos os IDOSOS segurados do INSS vão receber a antecipação do 13º SALÁRIO
Idosos têm direito a viajar de graça?
Mesmo com a Carteira do Idoso, os brasileiros acima dos 60 anos não têm direito a viajarem de graça, mas têm o benefício de descontos de até 50% em suas passagens de ônibus interestaduais. As companhias de transporte de viagens reservam 2 vagas a idosos que paguem metade do bilhete.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.