ATENÇÃO

Ministro de Lula crava que idade mínima de 65 anos para quem recebe BPC pode mudar

14/09/2024 às 11h45

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Wellington Dias, Lula e beneficiários BPC do INSS (Foto: Reprodução / FDR / Canva)

Uma notícia caiu como uma verdadeira bomba para milhares de brasileiros, que poderá afetar quando os mesmos estiverem prestes a solicitar o BPC

BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada) é um auxílio assistencial que garante o pagamento de 1 salário mínimo mensal para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, independente da idade. Não é necessário que o segurado tenha contribuído para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Para ter direito ao benefício, é necessário estar inscrito no Cadastro Único e comprovar uma renda familiar per capita inferior a 1/4 do salário mínimo. O processo de solicitação deve ser realizado no INSS, onde uma perícia médica ou uma avaliação social determinará a aprovação do candidato.

Mais de 6 milhões de cidadãos dependem desse auxílio, que é um suporte financeiro crucial para idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade financeira. Inclusive, de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios, para setembro, o valor do BPC/LOAS continua o mesmo, garantindo que cada beneficiário receba 1 salário mínimo, que em 2024 corresponde a R$ 1.412 reais.

Acontece que o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, declarou na última quinta-feira (12) em entrevista para a GloboNews que acha possível o Governo Lula reavaliar, em algum momento, a idade inicial para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).

Por estar atrelado ao valor do salário mínimo, o BPC mensal também continua com a mesma regra de aumento do valor mínimo, onde no Governo Lula, soma a inflação do ano anterior (correção do dinheiro) com o crescimento da economia (ganho real). Questionado, Wellington Dias disse ser contra separar esses aumentos. Ou seja: dar só a inflação do período aos que recebem o BPC, enquanto o salário mínimo tem ganho real.

LEIA TAMBÉM:

“Eu defendo que seja mantida a regra do salário mínimo. Se o salário mínimo tem ganho real, defendo que seja aplicado também. O previsto na Constituição é que tanto o BPC quanto a aposentadoria rural […] sejam o salário mínimo”, declarou o ministro do Governo Lula.

Benefício de Prestação Continuada (BPC) passa pro revisão (Foto: Reprodução/ Divulgação)

Benefício de Prestação Continuada (BPC) (Foto: Reprodução / Gov)

ESSA MUDANÇA IRÁ AFETAR QUEM DESEJA RECEBER O BPC?

Já sobre o tema polêmico, referente a idade mínima de 65 anos para quem nunca contribuiu, Wellington Dias destaca que o critério assegura quanto tempo os brasileiros vivem. Por isso, pode mudar. A resposta do ministro causa preocupação, pois essa idade pode ser elevada para até 70 anos por exemplo.

“No caso da idade, lembrar que a regra, tanto para aposentadoria quanto para benefícios, é a expectativa de vida. Se cresce a expectativa de vida, se as pessoas passam a viver mais, de tempos em tempos é possível fazer a revisão. Neste caso, é o Ministério da Previdência quem trabalha esses estudos para apresentar ao presidente Lula”, afirmou Wellington Dias.

O Governo Federal tenta, desde o ano passado, resolver “problemas” e ajustar programas sociais para economizar gastos com aposentadorias, que pressiona o orçamento e diminui o dinheiro para investimentos. O BPC é ainda mais inseguro, pois não precisa ter contribuído para a Previdência Social e quanto mais pessoas têm acesso a esses recursos, maior é o rombo na economia.

Essa notícia impacta negativamente quem já está perto dos 65 anos, se enquadra nos pré-requisitos, mas ainda não recebe o BPC. Caso essa mudança na idade aconteça, esse cidadão demorará mais tempo para ter acesso a esse benefício.

Benefícios Mudanças do Governo planejadas para o BPC (Foto: Reprodução/ Internet)

Mudanças do Governo planejadas para o BPC (Foto: Reprodução / Gov)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.