Decisão do STF CRAVADA (18): Haddad divulga a mais NOVA medida que AFETA milhares de aposentados do INSS

18/07/2024 às 9h30

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Ministro da Fazenda anuncia decisão do STF sobre revisão de aposentadorias do INSS (Foto: Reprodução/ Washington Costa/ MF)

Nesta última quarta-feira, 17 de julho, o Ministro da Fazenda do Governo Lula, Fernando Haddad, tomou uma decisão importante que irá afetar todos os aposentados e pensionistas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Serão milhões de segurados beneficiados com essa medida.

Acontece que a revisão das aposentadorias e pensões do INSS não será aplicada aos segurados que realizaram suas contribuições ao órgão antes do ano de 1999. Desta forma, Fernando Haddad divulga que todos os cálculos atuais serão mantidos diante das aposentadorias e pensões destes beneficiários.

Fernando Haddad, Ministro da Fazenda (Foto: Reprodução/ Vinícius Schmidt/ Metrópoles)

Fernando Haddad, Ministro da Fazenda (Foto: Reprodução/ Vinícius Schmidt/ Metrópoles)

Com essa ação do Governo Federal, este fator será crucial para beneficiar outros setores da economia brasileira, sendo ele o principal, o alcance da meta de déficit zero para o ano que vem, e permitindo assim que seja realizado o reajuste do piso do salário mínimo (hoje em R$ 1.412, com previsão de aumento para R$ 1.502, em 2025).

A revisão das aposentadorias estava em debate em relação aos trabalhadores que contribuíram ao INSS até o ano de 1999. Antes da referida decisão e anúncio oficial de Haddad, existia a larga chance de se considerar 100% das contribuições realizadas para o cálculo do benefício.

INSS permite revisão e reajuste de aposentadorias (Foto: Reprodução/ FreePik/ Montagem)

INSS permite revisão e reajuste de aposentadorias (Foto: Reprodução/ FreePik/ Montagem)

Com o martelo batido pelo STF (Supremo Tribunal Federal), essa possibilidade caiu por terra, ou seja, houve o descarte da ideia. No presente momento, esses trabalhadores vão ter seus benefícios calculados com base em 80% dos salários mais altos, de acordo com a regra de transição.

Aos trabalhadores que começaram a contribuir após o ano de 1999, o cálculo sofre influência pelo fator previdenciário, ou seja, é calculado de acordo com uma fórmula que considera a idade, o tempo de contribuição do trabalhador ao INSS e também a expectativa de vida do segurado.

LEIA TAMBÉM:

Mudanças na aposentadoria do INSS são aprovadas pelo STF (Foto: depositphotos)

Mudanças na aposentadoria do INSS são aprovadas pelo STF (Foto: depositphotos)

Como calculo minha aposentadoria do INSS?

Não se preocupe! O processo de cálculo da aposentadoria é realizado pelo INSS durante o requerimento de pedido ao benefício.As solicitações para novos aposentados e pensionistas pode ser feito através do site oficial do Meu INSS, com acesso pela conta Gov.BR, além do aplicativo Meu INSS, proporcionando maior facilidade e flexibilidade dos requerimentos.

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.