Lei muda e grupo de condutores não precisa mais ter carteira de motorista; Entenda o que está acontecendo
31/01/2024 às 12h13

Os motorista dessa categoria não precisam se preocupar em tirar a carteira nacional de habilitação após mudança de lei
Recentemente foi aprovada uma Lei onde desobriga a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para um determinado grupo de condutores de veículos.
+Conheça os suplementos que vão te ajudar a garantir uma vida longa e com saúde

Alteração na Lei desobriga grupo de condutores a tirar a CNH (Imagem Reprodução Canva)
Essa medida causou um alívio em milhares de pessoas, que não vão mais precisar fazer aulas teóricas e práticas, além das provas, para transitarem na rua.
Tudo se deu pela redefinição de veículos de duas rodas na legislação, como os ciclomotores e bicicletas elétricas, e tem como objetivo simplificar o cenário das habilitações e trazer maior clareza às regras de registro e licenciamento desses meios de transporte.
- Ciclomotor: São veículos de duas ou três rodas cujo motor não excede a capacidade máxima de 50 cm³ e têm sua velocidade limitada a 50 km/h.
Esses veículos são amplamente utilizados para locomoção urbana e deslocamentos de curta distância.
LEIA TAMBÉM:
● Passagens Aéreas Mais Baratas: Saiba Onde Encontrar
● Recuperar Fotos, Vídeo e Áudios Apagados sem querer do Celular
● Chocolate Grátis: Acesse Site de Amostras Oficial de Gigantesca Marca e Peça o Seu
-
Bicicleta: As bicicletas são veículos movidos exclusivamente pela força humana, equipados com duas rodas e não se assemelham a motocicletas, motonetas ou ciclomotores, conforme define o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Alteração na Lei desobriga grupo de condutores a tirar a CNH (Foto: Lidiana Cuiabano/Detran-MT)
Portanto, a novidade é a exclusão da necessidade de condutores de bicicletas elétricas e tradicionais, patinetes, monociclos e hoverboards tirarem a CNH.
Isso impactará diretamente na mobilidade das cidades, uma vez que o número de pessoas que vão optar por esse meio de transporte após essa facilidade deve aumentar consideravelmente.
Porém, é importante frisar que, para a maioria das motocicletas, ciclomotores e motonetas, a CNH ou a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ainda são requisitos obrigatórios.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.