Fique por dentro de todos os benefícios proporcionado pelo grão-de-bico
O grão-de-bico é originário do Mediterrâneo, Oriente Médio e Índia, o grão conquista o paladar brasileiro em várias formas, seja pré-cozido, desidratado, cru, farinha e conserva.
Ele possui uma grande riqueza nutricional, com 116 calorias em 100g de grão-de-bico cozido, além disso, é uma fonte de proteína, carboidrato, fibras, vitaminas C, E, D, K, cálcio, fósforo e gorduras saudáveis, podendo substituir o feijão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Bolsa Família pode ser bloqueado para cerca de 7 milhões de beneficiários; veja se você é um deles
Além disso, o grão-de-bico ainda dá saciedade e ajuda no controle de peso, já que as suas proteínas e fibras proporcionam saciedade e reduz assim o apetite. Por possuir baixo índice glicêmico, o grão-de-bico regula os níveis de açúcar no sangue, sendo benéfico para pessoas com diabetes tipo 2.
Por ser rico em magnésio e potássio, o grão auxilia ainda na prevenção de doenças cardíacas, controlando assim a pressão arterial e reduzindo triglicérides e colesterol ruim.
LEIA TAMBÉM!
O grão-de-bico ainda contribui para a redução do risco de câncer, especialmente do cólon, devido à produção de ácido graxo anti-inflamatório e presença de antioxidantes.
O triptofano e magnésio presente no grão-de-bico ativa a produção de serotonina, proporcionando sensação de bem-estar e reduzindo ansiedade e estresse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com ácido fólico, é benéfico para gestantes, contribuindo para uma gravidez saudável e desenvolvimento do tubo neural do feto. O cálcio, fósforo e vitamina K presentes no grão-de-bico fortalecem os ossos, o que acaba prevenindo fraturas e doenças como a osteoporose.
+ Atenção: 4 motivos para você começar a espalhar bicarbonato de sódio pelos cantos da sua casa
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta da oligossacarídeos, o grão pode causar gases, o recomendado é que deixe ele de molho antes do cozimento. Ele, vale dizer não é indicado para as pessoas que possuam problemas renais por conta do seu alto teor de potássio.
Bastante versátil, o grão-de-bico pode ser usado em sopas, saladas, lanches ou pratos principais. Ele também pode ser consumido diariamente, substituindo feijão em refeições principais.
Grão-de-bico pode substituir o feijão (Imagem: Reprodução)
